Clik no anúncio que te interessa, o resto não tem pressa...

Memes

No mundo da internet, um tipo especial de gíria ganhou um rótulo: são os “Memes”, ou os jargões do mundo digital. Os memes são brincadeiras, frases ou expressões que surgem na internet e se espalham como um vírus, de maneira muito rápida e fácil. Afinal, eles só ganham vida quando são incansavelmente repetidos.


"Tem até uma pesquisa que diz que um Trending Topic, no Twitter, fica um tempo médio de 11 minutos. Então imagina, a cada 11 minutos tem um termo novo em potencial que tá surgindo, a cada dia tem um vídeo novo, ou viral novo. E de cada uma dessas coisas, alguém pode pinçar uma frase que vai virar todo um meme, uma expressão que vai ser usada em outros lugares", explica Bia Granja, curadora da Memepedia.



Há algum tempo, Bia deu início a uma pesquisa que, ao que tudo indica, não terá fim. Ela é uma das responsáveis pelo conteúdo publicado na “Memepedia”, uma espécie de enciclopédia brasileira dessas gírias virtuais. A idéia é, além de mostrar a origem dessas expressões, registrar a história cultural da internet no Brasil.



Mas essa anarquia criativa que nasceu graças à internet, e ganha cada vez mais espaço e força graças às redes sociais, é criticada pelos mais conservadores. Nem todos gostam da moda. Tem gente que prefere não usar as expressões e escrever o mais certo o possível na internet.



Mas, os memes ganham força. Até um baralho memético foi criado para eternizar alguns memes mais recentes. Muitas dessas expressões são auto-explicativas, fáceis de entender, outras são menos óbvias. "Às vezes, você começa a ver aquilo e você não sabe o que é, então quando você usa você tem que saber o que você tá usando", conta a skatista profissional, Karen Jonz.
do Olhar Digital

Um comentário: