José Dirceu: Pesquisa demolidora

É sobre o conceito que a sociedade tem da mídia
"Chama a atenção – e muito, como chama! – o baixíssimo conceito que a população brasileira tem da mídia. Apenas 21% apontam nossa imprensa como “muito” confiável, o que significa que a grande maioria não a acha digna de confiança. Os dados foram levantados em pesquisa realizada com participantes das manifestações do último domingo, um trabalho coordenado por Esther Solano, professora de Relações Internacionais da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e pelo filósofo Pablo Ortellado, da Universidade de São Paulo (USP).
Os dados da pesquisa estão publicados hoje na coluna da Mônica Bergamo na Folha de S.Paulo. Pior que a baixa confiança – ou provavelmente em decorrência dela – um universo expressivo de nossa população, conforme aferiu a pesquisa, embarca e acredita em informações “não confiáveis e com fundo polêmico”.
Como uma informação que circulou na internet e levada a sério por nada menos que 42% dos manifestantes pesquisados, de que o PT trouxe para o Brasil 50 mil haitianos para votar na presidenta Dilma Rousseff em sua reeleição no ano passado. Como se os haitianos ou qualquer outro estrangeiro pudesse votar no Brasil…
Como a imprensa recebe e divulga essa pesquisa, mas não muda sua pauta nem linha editorial, a conclusão é que ela sabe não ser confiável para a maioria dos brasileiros mas mesmo assim insiste em fingir que o público não percebe e ignora suas jogadas, manipulações e defesa dos próprios interesses e negócios.
Só assim se explica que ela continue nessa linha, ao invés de priorizar os interesses do país e a informação a ser dada a seu leitores e à população em geral."



Nenhum comentário:

Postar um comentário