Dilma defende a democracia e ataca os golpistas

Ao entregar as chaves de 2,8 mil residências na Bahia, nesta terça-feira, 26, a presidente Dilma Rousseff fez mais um discurso contra o golpe parlamentar que enfrenta. Nele, agradeceu nominalmente aos “24 deputados que tiveram a coragem de votar contra o golpe”.

“Fui eleita com 54 milhões de votos e a Bahia me deu grande parte deles”, afirmou.

Ela também afirmou que, em 2018, quando espera terminar seu mandato, um em cada oito brasileiros terá sido beneficiado pelo Minha Casa, Minha Vida. “O presidente Lula fez 1 milhão de casas. Depois, no meu primeiro mandato, fizemos 2,75 milhões. Agora, estamos fazendo mais 2 milhões. Ou seja: são 5,75 milhões de residências. Se considerarmos quatro filhos por família, estamos falando de 25 milhões de brasileiros beneficiados”, afirmou. “Antes do Minha Casa, Minha Vida, o pobre podia passar 20 mil vezes na frente do banco, que não teria crédito para comprar sua casa própria”.

Ela afirmou ainda que está sendo julgada por ter feito uma opção pelos mais pobres. "Meu governo fez uma opção pelo Minha Casa, Minha Vida, pelo Bolsa Família, pelo Mais Médicos, pela Lei de Cotas", afirmou.

Dilma também repetiu o discurso de que não está sendo acusada de corrupção, ao contrário de seus opositores. "Não sou acusada de propina, não tenho conta no exterior, nunca fui acusada de corrupção". Sobre as chamadas "pedaladas fiscais", ela disse se tratar de uma mera antecipação de recursos para pagamento de benefícios sociais, como o Bolsa Família. "Sou acusada de algo praticado no Brasil desde 1994", afirmou. "Mas em 2014 isso virou crime. Isso significa dois pesos e duas medidas. Significa injustiça. Por isso digo: estou sendo vítima de uma grande injustiça".

A presidente fez também outra pontuação importante. "Quem me julga é corrupto. Esta pessoa que preside a Câmara dos Deputados todo mundo sabe que tem contas no exterior", afirmou. Ela denunciou a tentativa de se fazer uma eleição indireta para se chegar ao poder. "Se querem a presidência, disputem eleições. O fato é que querem sentar na minha cadeira sem voto".


Apoio da Bahia

Em seu discurso, o governador Rui Costa, do PT, afirmou que, na Bahia, a grande maioria da população a quer na presidência da República. “Estamos com o seu governo, com muito orgulho”, disse Rui Costa. “A senhora lidera o maior programa habitacional que a Bahia já viu”.

Segundo o governador baiano, pesquisas recentes revelam que a aprovação à presidente Dilma “subiu na vertical” na Bahia.