Recado do Nassif


O julgamento de hoje pode ser o strip tease final do STF
O Supremo fará Justiça ou confirmará o "com supremo com tudo"...
Ontem à noite, advogados de Lula e fontes ligadas ao PT celebravam a reinclusão do julgamento do habeas corpus do STF (Supremo Tribunal Federal) na pauta da Segunda Turma, que se reunirá hoje.
Baseavam-se, julgo eu, na declaração da Ministra Carmen Lúcia, de que não era responsável pela pauta. Durante todo dia, foi atribuída a ela a intenção de tirar o tema de pauta ou, ao menos, colocá-lo no fim da fila. Na nota distribuída, Carmen Lúcia mostrou que não é a presidente da turma, só assumirá a partir da sessão de hoje. Portanto, não tinha poderes sobre a pauta e, mais do que isso, insistiu que o julgamento tinha prioridade absoluta, por ser habeas corpus de uma pessoa pressa e com mais de 70 anos de idade.
A declaração de Carmen suscitou uma dúvida relevante. Se ela foi capaz de um gesto digno, então o STF não estaria  de todo perdido. Alvíssaras! Ainda ontem, Luis Roberto Barroso barrou a decisão de Bolsonaro, de transferir a Funai para o Ministério da Agricultura.
Ledo engano! Carmen Lúcia apenas jogou a bomba no colo de Gilmar Mendes, incumbido por seus pares de ser o responsável da vez pela manutenção de Lula na prisão.
Vamos decifrar a lógica do STF.
Para fora, passa a impressão de que há um grupo majoritário que atua politicamente, e um grupo minoritário que defende o cumprimento das leis. O primeiro grupo desmoraliza o Supremo, o segundo dignifica, e mostra que nem tudo está perdido.
Em toda votação, há suspense na Nação sobre o resultado. Sempre termina em derrota de Lula, mas com a bola raspando a trave no último minuto. Seria o destino conspirando contra a democracia? Ledo engano.
Se, hoje, Gilmar Mendes efetivamente pedir vistas do processo, impedindo seu julgamento, estará exposta publica e irretorquivelmente o método do Supremo para esconder sua parcialidade/vulnerabilidade: os legalistas votam quando há plena garantia de que seus votos serão meramente simbólicos, continuarão sendo minoritários, e Lula permanecerá fora do jogo.
É o supremo jogo de cena.
Ou seja, a grandeza de Lewandowski, Celso de Mello, Marco Aurélio de Mello e do próprio Gilmar era garantida pela vilania dos demais, a imbatível Carmen Lúcia à frente. Foi assim desde o começo, nos sorteios suspeitos, no uso do tal algoritmo do Supremo, na seleção das turmas, na mudança de voto de Rosa Weber no julgamento que poderia ter tirado Lula da prisão, citando autores alemães que ela nunca leu.
A declaração de ontem, de Carmen Lúcia, reforçando todos os argumentos a favor do julgamento do HC, aquela que é incapaz de qualquer gesto de grandeza, foi apenas a vingança, com requintes de crueldade, de todas as vezes em que ela foi o bode expiatório. Jogou no colo de Gilmar a bomba do adiamento e reforçou o grau de arbitrariedade da decisão, caso Gilmar leve a tática adiante.
Gilmar tem sido o mais corajoso obstáculo aos abusos da Lava Jato. Portanto, não se atribua ao poder da Lava Jato sua atitude. A vitória foi do antilulismo, do delenda Lula, ao preço da mancha indelével na reputação do Supremo.
Em todo caso, aguardemos o início da sessão.
"As vezes caio, mas me levanto e sigo em frente, nunca desisto, porque a mão que me ampara não é a do cão, é a de Cristo" 
Vida que segue...

3 comentários:

  1. Só lembrando: a caçada humana que Lula sofreu até ser preso teve como tiro de largada Gilmar Mendes impedindo lula de tomar posse na casa Civil de Dilma – o que não tinha e não base jurídica nenhuma. Posse que representaria a volta na pratica de lun ao poder pois naquele momento dilma tinha estava nas maos do congresso e sem respaldo popular gracas ao plano economico de levy que travou a economia brasileira . Gilmar é leal a quem lhe pós lá no STF – fhc (alias é o unico quesito que fhc nao foi goleado por lula)9- e portanto não permitirá a mínima brecha que possibilite a volta ao poder de Lula. Além do mais os milicos deixaram claro que não querem Lula solto pois se isso acontecer se rasga o último veu que cobre a ação dos militares no jogo político. Eles querem poupar energia pro próximo passo que é Bolsonaro dar a deixa que com esse congresso e o STF ele não tem como governar. E aí estará pronto o terreno prime autogolpe a la fugimori.

    ResponderExcluir
  2. Difícil prever o que irá acontecer, como irá acontecer, quando irá acontecer e,sobretudo, se irá acontecer.
    A lógica diz que nada irá acontecer.
    Os ministros são os mesmos que permitiram, ou pelo menos não impediram que a barbárie chegasse a esse ponto.
    O beiçola do STF,então, está implicado até a tampa.
    Quem não se lembra, ainda no processo inicial do golpe contra a presidenta Dilma, das inúmeras vezes em que o algoritmo do supremo requisitou seus serviços,sendo o mais famoso(?) aquele que impediu a posse do presidente Lula como ministro da casa Civil?
    Nada mudou desde então. O fantoche que ocupa a presidência da República não é aquele que os incitadores políticos do golpe imaginavam que seria mas é um fantoche até mais palatável a mão não tao invisível do golpe pelo seu servilismo,descaramento e falta de compromisso com o país e sua população.
    Assim, o jogo de hoje, se houver,será somente para esclarecer,uma vez mais,o arbítrio e a perseguição política imposta ao presidente Lula e,conseqüentemente, continuar o processo de acumulação de forças defensoras da democracia para a retomada do poder.
    Qualquer coisa fora disso é lucro.

    ResponderExcluir
  3. É tão ladrão que até as "provas" que ele quer usar para escapar da cadeia são roubadas!

    ResponderExcluir