Capitalismo sem risco

Sadia processará bancos por perdas com câmbio

O presidente do conselho de administração da Sadia, Luiz Fernando Furlan, afirmou ontem que pretende ir à Justiça contra as instituições financeiras com as quais a empresa realizou operações que lhe provocaram perdas de R$ 760 milhões. “Temos indícios de que alguns grandes bancos internacionais induziram a empresa a realizar essas operações e vamos ver se há brechas para que possamos entrar com ações judiciais contra eles”, disse Furlan, sem revelar nomes. “Eles (os nomes) estão aí nos jornais”, afirmou. 

O especialista em contencioso cível Eduardo Coluccini Cordeiro, do Azevedo Sette Advogados, vê com reserva a chance de êxito em ações como esta. O Código Civil, diz ele, prevê a revisão de contratos desde que haja um evento imprevisível que cause vantagem excessiva para uma das partes. “Mas não é o caso de um contrato de derivativo que, por sua natureza, é firmado para evitar o risco das variações. Quem o faz demonstra conhecer a possibilidade de ocorrerem essas oscilações”, explicou Cordeiro. 

Os bancos que estruturaram operações de derivativos cambiais com perdas a várias empresas, por sua vez, já começaram a renegociar os contratos para evitar conflitos. As novas condições envolvem a conversão da dívida para reais a taxas de juros “compatíveis” e o alongamento do prazo de pagamento de acordo com o fluxo de caixa da companhia. Na avaliação de executivos das instituições financeiras, a maior parte das companhias deve optar pela negociação e não ingressar na Justiça, como pretende fazer a Sadia.

Aí é demais pra minha paciência.
A Sadia, aquela que não aceita ideias de ninguém, que pensa não precisa de ninguém que não trabalhe na empresa. 
Processar bancos porque teve prejuízos? E, quando estas mesmas operações deram lucro, para quem foi este lucro?
Sinceramente a corja liberal quer fazer todo mundo de bobo.
Vão trabalhar gentalha e deixem de especular com dinheiro aleio.

4 comentários:

  1. Pela primeira vez, em seus 64 anos de história, a Sadia deverá fechar o ano com prejuízo. "Há uma po'ssibilidade [de prejuízo], mas sou corintiano e, até os 48 minutos do segundo tempo, ainda há jogo", disse Luiz Fernando Furlan, presidente do conselho da Sadia. "De repente, se não der para ganhar porque afundamos R$ 760 milhões [valor que se refere a perdas anunciadas no fim do mês passado em razão de operações financeiras com câmbio], pelo menos poderemos empatar."

    Depois de 64 anos de lucros...quer que a viuva (o tesouro) cubra um provavel prejuízo.
    É canalhice mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Ika e Briguilino

    Leiam a notícia direito. A Sadia não está processando o governo, portanto no caso do processo não é nosso dinheiro que está em jogo.

    No sistema liberal a Sadia que se dane. Ela lucrou no passado e agora está tendo prejuizos provávelmente por má administração, ou por ter optado por correr certos riscos.

    O governo não deve e não pode socorrer a Sadia com dinheiro dos meus impostos.

    ResponderExcluir
  3. Amigo, o seu problema é que parece você vive no mundo da lua, não consegue encarar a realidade, mistura utopia, teoria e vontade e esquece da coisas concretas. De como a vida é. Acorda Laguardia, contos de fadas só para entreter as crianças e enquanto elas estão novas, porque hoje em dia elas amadirecem rapido demais.
    Boa noite, bons sonhos...rsss

    ResponderExcluir
  4. Vivo na esperança de um mundo melhor sem o PT para atrapalhar. Este dia está perto.

    Assim como acabamos com a escravidão e com a ditadura vamos acabar com o PT

    O sonho não acabou. O dia que se parar de sonhar acaba a razão de viver

    ResponderExcluir