Dizem que o "Brasil acordou"


... Que bom! 
Mas deveria ter lido um pouquinho antes de ir para as ruas. Um pouquinho de teoria antes das lições práticas não faz mal a ninguém.

Dizem que a manhã será o "dia do basta". Eu me pergunto: basta de que?

Basta de Bolsa Família? Basta de Ciência Sem Fronteiras? Basta de Pronatec? Basta de Mercosul?

Sim, porque tá na cara que não são mesmo só os 20 centavos a causa disso tudo. O buraco é mais embaixo. E os objetivos são muito maiores.
  • Será que o "dia do basta" é uma tentativa desesperada de ressuscitarem o "país de bosta" que ficou no passado? 
  • O país que tirava os sapatos no aeroporto de Washington? 
  • O país que ia de pires na mão esmolar diante do FMI? 
  • O país que ficou no escuro do apagão e que foi completamente rapinado nas PRIVATARIAS TUCANAS?
Ver jovens (e falar dessa maneira tá me fazendo me sentir um velho), mas enfim, ver jovens lutar só na base do entusiasmo, do voluntarismo, da energia juvenil, e sem demonstrar uma compreensão real das motivações de fundo obscurecidas por toda essa cortina de fumaça que se fez em torno da reivindicação do passe livre não me parece muito auspicioso não.

Tá certo: "não são só 20 centavos". Isso já ficou claro. Eles nem precisam repetir isso mais. Todos já estamos convencidos de que não é só isso mesmo. Mas o que é o algo mais? Se os vinte centavos foram só a "gota d'água", quais são as outras motivações?

Ninguém fala! Escondem-se atrás de slogans e não falam às claras. Será que essas outras motivações, além dos 20 centavos, são tão insabidas a ponto de os próprios manifestantes gaguejarem quando são perguntados sobre elas?

Pra mim, esse é o problema: lutar sem ter muita clareza dos porquês da luta. Querem ampliar a gama de reivindicações, mas não são capazes de especificá-las e apelam para as generalizações costumeiras. Não tendo claros os porquês de uma luta, não é possível definir bem o adversário contra o qual se luta.

Não dá para atirar pra todo lado. E, ao que parece, é isso que está sendo feito pelo Movimento Passe Livre.

Para deleite dos que sonham com a instalação de uma crise generalizada que inviabilize o governo do único partido que pode dar alguma resposta satisfatória às demandas populares da nossa sociedade.

Que amanhã, o "dia do basta" seja um basta ao golpismo e ao oportunismo dos que são vaiados nas urnas há quase doze anos.

Por hoje, pra mim basta!

4 comentários:

  1. Não é bem assim. Quem vai para boca dos estádios está protestando pela saúde, educação e todo o resto que não está bom. Afinal, sabemos muito bem que o dinheiro da copa deixou hospitais em miséria e tudo mais. Então, não é bem assim, não sabem para que lado atiram. Hoje, não será por 20 centavos em São Paulo, será o mesmo grito que ecoou em Brasília. Vi em Brasília, confesso que tenho medo das ruas, ao contrário do que dizem: eu vou porque tenho filhos para sustentar, eu penso que com violência, posso deixá-lo exatamente sem sustento. Mas vi o protesto, todos sabiam bem porque protestavam. Alienadaos existem, né? Tanto que quebram o patrimônio deles mesmo e nem tudo é culpa da polícia. Uma pessoa jogou um cão feroz contra um policial já de câmera fotográfica na mão, como ele disse, esperando o chute! E para surpresa o policial fez pior, jogou spray de pimenta no cão para o deleite dos facenautas. Quem na verdade colocou o cão em risco para o seu bel prazer foi quem o jogou para ser chutado. Vamos acordar de verdade, não só pelo meio, né? Queremos saúde, comida decente e educação,deixem der pilhar nossa mesa, nossos direitos e nossa opinião.

    ResponderExcluir
  2. MARCO LEITE17 junho, 2013

    BASTA DA DILMA111

    ResponderExcluir
  3. MARCO LEITE17 junho, 2013

    BASTA DOS BOSTAS DO PT!!!

    ResponderExcluir
  4. Rafael Patto está totalmente perdido ou não vive no Brasil real. Basta de corrupção, Rafael, basta de saúde pública que mata o povo carente nas filas sem atendimento. Basta de ensino público sem qualidade, basta de segurança pública inexistente, basta de programas sociais eleitoreiros, basta de farra com o dinheiro público,basta de impostos altos sem retorno, basta de transporte público porcaria.

    Acorda Rafael Patto.

    ResponderExcluir