Mentiras ensinadas

Fui ensinada a mentir mesmo sem querer, ao comer uma comida que detestava, ao se queixar de atitudes absurdas nas escolas, ou atitudes desprezíveis por parentes , amigos ou professores, ainda era ameaçada se fosse contar a verdade para meus pais.


Nascemos sem saber mentir, nos ensinam a mentir já nos primeiros meses, quando algo acontece e dizemos "não foi nada", depois começam a várias mentiras , como: Não dizer que já ganhou aquele presente, que adorou o presente que detestou, que aquela pessoa está ridícula com aquela roupa, ..
Tentei, tento ao máximo não mentir, apesar de ter aquelas mentiras clássicas do dia dia, como: está tudo bem,.....Tentei , tento não educar meu filho com mentiras, que na maioria das vezes desde muito pequeno abordava qualquer pessoa com a verdade me deixando por vezes orgullhosa , mais tb constrangida. Uma vez na casa de uma amiga que estava ao lado dele, que já tinha bebido o dia todo, ele com uns 5 anos, falou olhando para os olhos dela, vc está bebada e cuspindo em mim, rssss falou isto na frente de muitas pessoas, ele nunca foi de rir para qualquer um, e muitas vezes olhava nos meus olhos e me obrigava a falar a verdade , e só saia satisfeito quando eu confessava. Contudo com esta sua necessidade de viver a realidade o preservou de muitos abusos, vezes por professores mal preparados e arrogantes, no qual ele me contava e eu podia abordar o professor ou a pedagoga, com total certeza da veracidade dos fato, ou quando um porteiro tentou toca-lo, e me contou, no qual este mesmo porteiro depois soube que abusou de um amigo dele, no qual por me dizer a verdade fui testemunha de acusação e o pedófilo foi preso. Lhe disse: ele foi preso porque vc me disse a verdade, soube se proteger e confiou em mim.

Por que mentimos, bom na maioria das vezes para ter uma resposta favorável, para não haver confronto, para fazermos o que queremos. Tem gente que tb se acostumou a mentir e tem todas as desculpa para faze-lo. Há os psicopatas que toda sua vida é uma mentira. Pais mentirosos crônicos filhos mentirosos, não adianta fingir que todo mundo vê.

Muitas vezes achamos que não é da nossa conta, que aquilo não nos afeta e deixamos para lá. Para mentir menos temos de ser alguém especial, temos de ter coragem, auto- estima, caráter.

Por incrível que pareça a educação formal tb não nos ensina a verdade, são mentiras em livros e do ponto de vista do ensinador, na maioria não nos permitem pensar, e refletir sobre outra perspectiva. Muitos professores nem ouve e nem ve o aluno.

Observo cada vez mais as pessoas em mentiras em coletivos, agimos como rebanho, arquétipos que vão nos levando para uma zona de conforto de sermos aceitos, fazemos parte de um clubinho, e só gostamos de quando concordam conosco. A intolerância para os outros clubes é a marca. È como tudo fosse uma coisa só, um só assunto que pode ser consertado em um só ato.

Em um mundo que somos paparazzi de si mesmo, marketeiros, estamos muito tempo mentindo. Mentindo para fazer parte do clubinho, mentindo dizendo que somos ótimos amigos, felizes, bem humorados. Vendemos o melhor que sonhamos.

Quem realmente faz o cafe ou lanche da foto,para um amigo ao lhe visitar e lhe oferece ajuda quando ele precisa, quem realmente coloca pétalas de rosas na banheira para amar, quem ajuda o animal doente ou mal tratado, quem realmente para compra um sapato para uma criança de rua , em vez de correr deles ou virar o rosto, quem dorme com a pessoa que realmente tem vontade.... poucos,

Quem realmente é politizado que sempre acompanhou politica e se responsabiliza por quem coloca no poder, rss quem coloca sua foto como fica em casa, exatamente como estou agora , de cabelos presos, óculos, um vestido de andar em casa,( eu nunca coloquei).

Entendo bem o porque , por que não nos suportaríamos ! E queremos ser amados e admirados, no qual isto tb não é tão bom, pois amar e admirar é muito mais gratificante! Mais somos assim, ..... e assim continuaremos entre as verdades e mentiras da vida.  

Clara Gentil

Nenhum comentário:

Postar um comentário