"Sabe de uma coisa? Esse Noblat é muito canalha!"

A frase acima escutei de um colega, depois que leu essa postagem abaixo:

Sabe de uma coisa? Essa Marina é muito confusa!

Marina Silva (Foto: Fernando Donasci / Agência O Globo)Marina Silva (Imagem: Fernando Donasci / Agência O Globo)

Ricardo Noblat

Uma das razões do fracasso de Marina Silva no primeiro turno da eleição presidencial foi a facilidade com que disse coisas e depois recuou delas. Dilma se aproveitou para massacrá-la. Marina acabou com o mesmo número de votos – um pouquinho mais – que teve na eleição de 2010.

Agora, Marina impõe condições para apoiar Aécio. Está certa em fazê-lo. Ninguém adere de graça. Ocorre que ela exige que Aécio recue em um ponto sensível do seu programa de governo: a redução de maioridade penal para crimes hediondos. Se Aécio o fizer será um prato cheio para Dilma.

Não se sabe se Marina aprendeu com seus próprios erros. Se aprendeu,  deveria ajudar os outros a não praticá-los.

Aécio e Dilma soltariam fogos se conseguissem obter o apoio de Marina. Mas Marina terá muito o que perder se não apoiar um ou outro. Ela já procedeu assim há quatro anos. Ficou à margem do momento mais decisivo da eleição.

Caso escolha proceder da mesma forma se tornará alvo da suspeita de que é arrogante - uma pessoa que se sente superior às demais, uma líder que ao invés de conduzir seus liderados simplesmente se deixa conduzir por eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário