Meerkat e Periscope

Os dois aplicativos são bastante parecidos – até demais, diga-se de passagem. O Meerkat surgiu primeiro e virou febre durante o festival South by Southwest, realizado todo ano no Texas, nos Estados Unidos. Pouco tempo depois, o Twitter resolveu dar uma resposta à altura e anunciou o lançamento do Periscope. Ambos os aplicativos fazem exatamente a mesma coisa: transmissão de vídeo em tempo real. E, por enquanto, eles só estão disponível para plataforma iOS...iPhones e iPads. Quer dizer, você pode assistir em qualquer dispositivo, mas, para transmitir, só usando os aparelhos da Apple.

Antes mesmo de transmitir, logo de cara, nos dois apps, você encontra uma lista do que está sendo transmitido ao vivo pelo mundo. Basta clicar no que chamar sua atenção para acompanhar o streaming daquele estranho ou daquele perfil que você já segue no Twitter.

Nós experimentamos os dois simultaneamente aqui no Olhar Digital – transmitimos ao vivo os bastidores da gravação do programa e até apresentamos nossa equipe da redação... O uso é bem simples e fácil; basta fazer o login pelo Twitter, definir um título para a transmissão e pronto, estamos ao vivo!

Na prática, é possível transmitir qualquer coisa – qualquer coisa mesmo! O único requisito básico para transmitir ou assistir qualquer conteúdo ao vivo do Meerkat ou do Periscope é ter uma conta no Twitter. Mas, claro, os aplicativos não são idênticos...

No Periscope é possível ver quantas pessoas estão acompanhando sua transmissão; coraçõezinhos sobem no canto da tela quando alguém curte o conteúdo do streaming. No Meerkat, os "likes" são mais discretos, mas dependendo da sua quantidade de seguidores, logo a tela fica cheia de fotos de quem está assistindo àquela transmissão e também de comentários na parte de baixo.

Após a transmissão, no Meerkat, você tem a opção de salvar o vídeo no seu smartphone. Já as transmissões do Periscope ficam guardadas nos servidores do próprio Twitter por 24 horas caso você queira retransmiti-las. Mas também dá para salvar o vídeo caso você deseje. No final, você ainda tem dados sobre a sua audiência e tempo de transmissão.

A discussão mais pertinente sobre esses aplicativos de streaming – mais do que se eles terão sucesso ou não – é a questão da privacidade e direitos autorais. Qualquer um pode agora, por exemplo, transmitir uma peça de teatro ao vivo, um show ou uma partida de futebol para seus seguidores. Brincando um pouco nos apps, é fácil encontrar gente no cinema fazendo streaming do filme Velozes e Furiosos 7... A série Game of Thrones também foi transmitida ao vivo por alguns fãs. Até agora, não houve reclamações por uso indevido das imagens – mas a gente acha que é só questão de tempos...

Mais análises e polêmicas devem surgir à medida que os dois apps ganharem mais usuários. Imagina a quantidade de shows pessoais que teremos para assistir ao vivo! Mas, será que vai ser mesmo interessante? E a questão da pornografia, do uso de drogas, do assédio? Como fica? Será que isso vai afastar ou atrair usuários para a plataforma. Será que os aplicativos vão vingar ou só incomodar? Participe, deixe sua opinião no nosso fórum. E, se já tiver experimentado o Periscope e o Meerkat, conta pra gente: o que você achou?

Nenhum comentário:

Postar um comentário