Zé Dirceu: continuamos na lógica do capital financeiro

De novo, alta nos juros. Mais despesas com a dívida interna, mais queda na atividade econômica e menos arrecadação. Continuamos na lógica do rentismo e do capital financeiro bancário. Nos últimos doze anos, o Brasil alocou o equivalente a R$ 2,5 trilhões de juros para o pagamento de juros da dívida pública federal.
Como escrito no Boletim de Conjuntura da Fundação Perseu Abramo hoje, "a combinação de ajuste fiscal e ajuste monetário, da maneira que vem sendo conduzida, implica uma transferência de renda direta dos trabalhadores e das populações mais carentes, que dependem dos serviços e transferências públicas, para as classes que vivem de renda, ancoradas na dívida pública".
Enquanto isso, o país produtivo para. Vamos para uma brutal recessão com aumento do desemprego sem resolver os problemas do déficit público e do crescimento da dívida, objetivo da política de ajuste fiscal e alta de juros segundo o governo.
A inflação cairá, mas a que preço? O pior é que há, haveria outro caminho. Mas não há, no país, maioria e correlação de forças para fazer as reformas necessárias, seja a tributária ou a política. A única boa notícia é que o ciclo de alta da Selic terminou. A má é que podemos ter a mais longa recessão de nossa história, o que exige medidas políticas e econômicas para evitar uma crise social e o agravamento do desemprego.
É preciso tomar medidas para evitar uma recessão e um desemprego maiores, estimulando as exportações, tirando do papel as concessões, retomando os investimentos nos setores básicos (petróleo, gás e energia, habitação), evitando uma queda brutal no comércio e nos serviços e mantendo o agronegócio em crescimento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário