Anatel abre caminho para Oi comprar BrT

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) aprovou ontem proposta de modificação na regulamentação do setor que irá permitir a compra da Brasil Telecom pela Oi, operação já iniciada pelas duas operadoras de telefonia. Na mesma votação, a agência reguladora recuou em outras medidas, que desagradavam às concessionárias de telefonia e ao governo.

Em junho, quando colocou sua proposta de mudança em consulta pública, a Anatel tentou proibir as concessionárias de telefonia fixa de oferecerem acesso à internet em alta velocidade. Pela proposta original da agência, as teles teriam de criar empresas independentes, separadas da infra-estrutura de telefonia fixa, para atuar no mercado de internet.

O objetivo inicial da agência era tornar mais claros os custos de acesso à rede e, dessa forma, permitir que novos competidores usassem a infra-estrutura (rede de fios) das concessionárias para oferecer internet em banda larga, aumentando a concorrência.

As concessionárias reagiram, alegando que a mudança era ilegal e elevaria os custos, alta que seria repassada para os usuários, os quais acabariam arcando com preços mais elevados para acessar a rede em banda larga. Os ministérios da Fazenda e das Comunicações concordaram com a ponderação das concessionárias, e a Anatel ficou isolada.

QUINZE MILHÕES DE REAIS - FOI O QUE A OI PAGOU A LULINHA PARA ESTA FALCATRUA

4 comentários:

  1. As outras concessionarias não seriam beneficiadas se não houver este negocio? Neste setor privado não existe mocinhos não, são todos bandidos mesmo. Veja o caso da Sadia, 64 anos de lucros. Agora que talvez tenha um prejuizo quer que o tesouro (nos) paguemos a conta.

    ResponderExcluir
  2. E quanto as outras operadoras (Vivo, Claro, Tim ...)pagariam para não ter um concorrente com esta força? Ê rapaz neste meio bobo morreu faz tempo.

    ResponderExcluir
  3. Ika

    O governo, como é seu dever, estabeleceu através de lei, regras rígidas justamente porque o setor privado tem que ser regulamentado senão um engole o outro e daqui a pouco temos uma grande empresa com o monopólio da telefonia.

    Lulinha recebeu R$ 15.000.000,00 da OI para que o Lulão mudasse a lei e permitisse a formação de uma grande empresa de telefonia, abrindo caminho para um monopólio.

    Com isto acaba a conocrrência entre as empresas e o consumidor, o povão que paga o salário do Lulão fica prejudicado, pois fica a mercê de uma operadora sem opção.

    O caso dos governos social democratas e pseudo socialistas como os de FHC e Lula lanção mão do dinheiro do povo para socorrer empresas como a Sadia e os bancos.

    Como já estou careca e cançado de escrever, mas os luopetistas têm preguiça mental e não entendem, na economia neo liberal empresas como a Sadia se tiveram má administração e quebraram, não devem ser socorridas com dinheiro do contribuinte.

    Este dinheiro todo que o governo Lula está gastando para socorrer bancos e empresas deveria ser usado para programas de seguridade social para ajudar e socorrer os pobres coitados dos funcionários que certamente ficarão desempregados.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo

    Aqui em Minas há cinco operadoras de telefonia, até mais se considerarmos as operadoras de telefone fixo.

    Em celular temos a OI, a Claro, a Tim e a Vivo. Com esta concorrência consigo negociar preços e condiçõs melhores, tais como aparelhos sem custo etc.

    Com uma só operadora grande como a OI engolindo as outras, vamos retroceder aos velhos tempos do monopólio de telefonia quando para adquirir um telefone fixo ficava-se até cinco anos na fila do plano de expansão e pagava-se mais de um sal=ario mínimo por mês para ter direito a linha.

    A função do governo é de fiscalizar o setor e não do presidente receber propina para beneficir uma ou outra empresa

    Deu para entender ou quer que desenhe?

    ResponderExcluir