Vexames 2

O post Vexames está recheado de meias verdades. Conta a verdade, mas não toda a verdade no afã de salvar a cara do governo.
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1) Primeira meia verdade - É verdade que o manete estava na posição errada. Culpa de dois pelotos mortos que não podem se defender. Muito comodo. Culpam-se os mortos e safam-se os verdadeiros culpados.

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Por que?
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Vejamos o que diz a notícia indicada pelo post Vexame:
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São Paulo - A polícia de São Paulo considera que a posição errada de um dos manetes (alavanca que acelera a turbina do avião) durante o pouso do Airbus A320 da TAM, foi a principal causa do acidente no Aeroporto de Congonhas em 17 de julho de 2007, que resultou na morte de 199 pessoas.
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“O fator principal do acidente foi o fato de o manete correspondente ao motor do lado direito ter sido deixado na posição climb [subida], que quer dizer aceleração, ou seja, posição de decolagem, enquanto o outro manete estava na posição correta, que é a posição reverso”, explicou nesta quarta-feira (19) o delegado responsável pelo inquérito,o titular do 15º Distrito Policial da cidade de São Paulo, Antonio Carlos Menezes Barbosa.
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O delegado ressaltou que as investigações apontaram ser muito remota a hipótese de que tenha havido um problema técnico no equipamento. No entanto, as análises nas peças do avião, realizadas na França, não foram conclusivas.
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“De forma que nós não podemos afirmar com 100% de certeza que tenha havido um erro humano”, disse.Menezes lembrou que antes do acidente no aeroporto de Congonhas, mais quatro haviam acontecido em outras partes do mundo, desde 2002, com as mesmas causas, ou seja, o manete ter sido deixado na posição de subida na hora do pouso.
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De acordo com o delegado, em razão desses acidentes, a fabricante da aeronave emitiu comunicado às operadoras e às autoridades aeronáuticas sobre a implantação de um dispositivo sonoro e visual no painel do avião para que o erro fosse evitado. “Por razões que nós ignoramos, esse dispositivo saiu em uma categoria chamada desejável, ou seja, não obrigatória. E isso foi homologado pela autoridade aeronáutica francesa e brasileira”, afirmou.
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Além do erro da posição da manete, a polícia elencou no inquérito “fatores contribuintes” ao acidente. Segundo Menezes, uma série de inobservâncias de regras de segurança de vôo foi constatada pela investigação. Ele citou, por exemplo, o descumprimento da recomendação de que, após um longo período de estiagem e após a reforma de uma pista de um aeroporto, seja feita a medição do coeficiente de atrito da pista durante precipitações pluviométricas.
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“No dia do acidente, às 17h01, houve a interdição da pista, devido à reclamação de um piloto da Gol. Uma vez interditada, essa pista foi liberada após dez minutos, tendo os funcionários da Infraero se limitado a verificar se havia ou não poça d’água. Segundo as normas, haveria necessidade de medir o coeficiente de atrito. Temos informações de que foi feita a medição de coeficiente, mas antes que começassem as chuvas”, disse."
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Se o reverso do avião não do motor direito não estivesse com defeito, inoperante ou pinado a manete estaria na posição correta.

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Culpa da TAM que permite que seus aviões vôem em condições inapropriadas. Culpa das autoridades reguladoras que não cumpriram e ainda não cumprem sua obrigação de ficacalização. Resultado: 200 mortos. Um preço muito alto - O relatório da polícia indiciou diversas outras pessoas. A manete na posição errada não foi a única causa do acidente. Mas é fácil falar meias verdades e culpar quem não pode se defender.
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2) Segunda meia verdade é o acidente com o avião da Gol. É verdade que os pilotos do Legacy desligaram o transponder, e que caso estivesse ligado provavelmente teria evitado o acidente.

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Mas esta não foi a causa principal.
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Nem todo o avião tem transponder.

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Lendo o relatório da investigação, vê-se que outras causas foram apontadas.

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Os pilotos receberam dos controladores de vôo de São José dos Campos instruções de se manterem até Manaus na altitude errada a partir de Brasilia. Isto colocou o avião num cureso de choque com o jato da Gol.

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Os controladores de vôo de Brasilia não perceberam o erro, por uma série de motivos.

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De novo, é mais fácil culpar pilotos estrangeiros do que assumir os erros do sistema. Os pilotos do Legacy tiveram sim sua parte de culpa. Poderiam ter evitado o acidente, mas o transponder estar desligado não foi a causa principal, foi a causa acessória.

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Instruções erradas quanto a altitude em que o Legacy deveria estar voando a partir de Brasilia até Manaus, a falta de verificação, pelos controladores de vôo em Brasilia, da altitude em que o Legacy estava voando, pontos mortos no sistema de radar forma as causas principais.

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Vejamos o que diz a reporte mencionada pelo post Vexames:
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"O relatório final da Aeronáutica sobre o acidente entre o Boeing da Gol e o jato Legacy, em 29 de setembro de 2006, com 154 mortos, tem 261 páginas e será apresentado na próxima quarta-feira, esclarecendo a principal e praticamente única dúvida que ainda persistia: o transponder do Legacy foi manuseado de forma errada pelos pilotos e entrou em "stand by" inadvertidamente.
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Se estivesse operando normalmente, o equipamento teria evitado o acidente, porque é ele que aciona o TCAS, sistema anti-colisão capaz de desviar o avião de qualquer alvo sólido que esteja à frente, mesmo à revelia dos pilotos.
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Seria a última chance de impedir o choque, depois de uma série de erros, desde displicência até falta de comunicação, que o relatório confirma tanto dos pilotos norte-americanos Joe Lepore e Jan Paladino, do Legacy, quanto dos controladores do Cindacta (Centro Integrado de Defesa Aérea e de Controle de Tráfego Aéreo) em Brasília e em São José dos Campos (SP), de onde o Legacy decolou para seu primeiro vôo.
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Também é comodo culpar os Controladores de vôo ignorando o fato que atuam com uma carga elevada de trabalho, tendo que controlar número excessivo de aeronaves fizeram com que os controladores não percebessem o erro do plano de vôo autorizado pelo controle aéreo de São José dos Campos.

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Temos que ter a hombridade de assumir nossos erros e principalmente de falar a verdade, toda a verdade.

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Mas o que esperar dos admiradores de um presidente que defende a mentira e a meia verdade como forma de manter o poder?

2 comentários:

  1. Concordo com você Laguardia, a culpa dos dois acidentes foi do Lula. Cadeia nele.

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  2. Anônimo

    Não venha por palavras que eu não disse na minha boca. Como você não tem argumentos apela.

    O que eu disse é que o post está cheio de meias verdades e que todos tem sua parcela de culpa.

    Tanto que os diretores da Anac e da Infraero foram indiciados pela policia no caso TAM e no caso GOL os controladores de vôo.

    Será que não dá para acordar seus neurônios?

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