MICHELETTI, NÃO. O CULPADO É O LULA

A direita brasileira passou grande parte do tempo após o golpe de estado aplicado por Roberto Micheletti que depôs o Preidente Manuel Zelaya usando a Constituição de Honduras para justificar o golpe.
Como se sabe, a direita brasileira é adepta a golpes. Aqui ou em qualquer parte, iclusive em Honduras.




Parece coisa de gente insana – louca pelo poder – usar a lei para justificar a ilegalidade.
Quando um argumento como esse cai por terra ou se fragiliza, a direita trata de arranjar outro para substituí-lo ou reforçá-lo.
É o caso, agora, do que pode vir a ser o início das negociações entre os golpistas e o Presidente deposto com a mediação da OEA.



A imprensa golpista brasileira evita chamar Roberto Micheletti de golpista, preferindo definí-lo com o horroroso e passional título de “presidente de fato”.
A imprensa de direita que não gosta do Lula e odeia Zelaya, diz que este, ainda que cético quanto à possibilidade de os golpistas concordarem com a sua volta ao poder, nomeou oito delegados para participar das negociações.



A imprensa direitista diz que Zelaya vai conversar com o presidente de fato.
Diz que a OEA quer ajudar, mas o problema é que o Presidente Lula está atrapalhando.
“Enquanto a OEA tentava entrar em acordo com ambas as partes do conflito para um diálogo, o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, insistiu que a essência do conflito é Micheletti”, estampa a Folha/Uol.



Primeiro, a imprensa pró-golpe achou normal o golpe de estado hondurenho. Para a imprensa brasileira a instabilidade social hondurenha só teve início após a volta de Zelaya ao (seu) país.
Mas sobretudo porque Zelaya se refugiou na Embaixada brasileira.
Isso sim, gerou conflitos e instabilidade.
E a culpa foi do Lula que não deixou que Zelaya fosse morto pelos golpistas às portas da nossa representação diplomática.



Era isso que a imprensa e toda a direita brasileira queriam.
Para acusar Lula de ter cometido um crime contra o direito internacional!!!
Agora, os golpistas querem conversar. Zelaya aceita conversar. A OEA concorda em intermediar essa conversa.



O problema é só o Lula.
Lula é um cara que defende os princípios democráticos. Ele quer que o golpista se retire e o presidente eleito pelo voto popular retome o poder.
A mídia acha isso errado. Para ela Lula erra e atrapalha... sempre.

3 comentários:

  1. Olá!
    Parabéns pelo ótimo texto.
    Tudo muito pertinente. Eles perderam o foco mesmo.
    Enem e os pés de laranja do MST são os últimos torpedos da mídia perdida. Perdida como a questão em Honduras. Zelaya reassumirá a presidência.
    A mídia golpista ainda poderá atribuir méritos ao Jungmann, por isso. Aguardemos...rsss

    Abraços,

    ResponderExcluir
  2. Ótimo. O ocorrido em Honduras está servindo para identificar mídia incluindo blogs que se dizendo democráticos apoiaram na primeira hora o golpe. Ainda existem muitos com saudades de sentir o gostinho de uma bota bem engraxada!
    É duro esquecer a sensação de um coturno bem encaixado no traseiro...
    O mundo concorda com nosso Presidente. Ao final do episódio mais uma vez Lula vai fazer "sopa de pedras" e o PIG vai sair desesperada atrás de outra encrenca, vai ser assim até a Dilma assumir...

    ResponderExcluir
  3. 1. Primeiro só fala em golpe em Honduras quem tem preguiça mental e não se deu o trabalho de ler a constituição daquele país.

    2. Por duas vezes tanto o Congresso Nacional de Honduras como a Suprema Corte consideraram inconstitucional o plebicito ou consulta popular que Zelaya pretendia levar a cabo.

    3. Há uma lei em Honduras que proibi qualquer consulta popular até 189 dias antes e 180 dias depois das eleições a se realizarem em Novembro.

    4. A Constituiçõe de Honduras prevê o imediato afastamento do cargo de qualquer um que apoie a reeleição de presidente da república, para si ou para outrem.

    5. Democracia significa respeito a constituição, aos poderes instituidos (Congresso e Justiça), portanto ao desrespeitar o Congresso Nacional e a Justiça em tentar conduzir um plebicito na marra Zelaya feriu a democracia de Honduras.

    6. Foi um erro deportar Zelaya. O mesmo deveria ser preso e condenado por outros crimes que cometeu como roubo.

    7. Luiz Inácio Lula da Silva, seguindo instruções de seu mestre, o Caudilho Coronel Hugo Cháves, interviu em problemas internos da Honduras tomando partido do golpista Zelaya.

    8. O governo Lula sempre se alia aos inimigos da democracia, Chávez, Fidel Castro, o Irã, Coréia do Norte e outos caudilhos.

    9. Só defende Zelaya quem não sabe o que é democracia.

    10. Lula vai contra a vontade de 90% do povo de Honduras que quer ver Zelaya fora do poder. Basta ver as demonstrações populares, pacíficas, em apoio ao governo democrata e constitucional de Honduras, liderado pelo presidente do Congresso Nacional Micheletti.

    11. O governo Lula, baseado na mentira e na enganação,trás instabilidade e ameaça a democracia e a liberdade na América Latina.

    12. Briguilino filhote do Lula, Orlando & Lula, Zé do Lula trate de se informar melhor antes de sair falando besteira e papagaiando nosso presidente que tem o trato intestinal invertido.

    ResponderExcluir