I Regata Vila do Mar


Velas içadas, homens intrépidos se jogaram ao mar sobre minúsculas embarcações. Mas, desta vez, eles não partiam para longa jornada. Os pescadores se divertiram numa competição que coloriu o litoral de Fortaleza no trecho próximo ao quebra-mar erguido, recentemente, no início da Avenida Doutor Theberge, no bairro Pirambu.

Esse foi o cenário, na manhã de ontem, da I Regata Vila do Mar, comemorativa ao Dia de São Pedro, padroeiro dos pescadores, e destinada a manter acesa a tradição da pesca artesanal no litoral oeste da Capital, atividade que, ainda hoje, assegura o sustento de muitas famílias.

A competição, dividida em duas baterias, envolveu 69 embarcações, entre jangadas e botes, com a participação de cerca de 200 jangadeiros. O evento foi uma iniciativa da Colônia de Pescadores Z-8, em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio do Projeto Vila do Mar e da Secretaria de Esporte e Lazer (Secel). Familiares e amigos dos pescadores, além de curiosos, desceram a duna junto à Avenida Doutor Theberge e se aglomeraram à beira-mar para acompanhar a competição, fazendo a festa com os participantes, ao ritmo do forró do grupo Regional Asa Branca.

A I Regata Vila do Mar começou por volta das 10 da manhã. Fogos de artifício anunciaram a largada. Inicialmente, partiram os botes. Em seguida, foi a vez das jangadas. Impulsionadas pelo vento e contando com a perícia de jangadeiros entre 18 e 65 anos, as embarcações de velas coloridas mudaram o visual do mar naquele pedaço da costa. Continua>>>

L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

Nenhum comentário:

Postar um comentário