X feira literária da cidade de Iguatu

Depois de nove edições realizadas anualmente no interior da antiga Escola Agrotécnica Federal de Iguatu, hoje Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE), a Feira de Livros, neste ano, recebe uma nova denominação, Bienal do Livro, e passa a ser promovida na Praça da Matriz. A programação foi aberta oficialmente na quarta-feira e prossegue até hoje no Município.

A X Bienal do Livro foi ampliada a partir da parceria com a Secretaria de Educação de Iguatu. O evento reúne nove editoras, estandes para comercialização de livros e uma programação variada que inclui exposições, contação de histórias infantis, lançamento de publicações, shows literários e musicais, teatro de bonecos e de palco. Como o nome do evento sugere, a programação será de dois em dois anos.

Em um antigo casarão localizado na Praça da Matriz, em frente aos estandes das editoras, foi instalada a Casa Literária. É uma programação paralela à Bienal do Livro, que oferece espaço para contação e leitura de histórias infantis, exposição de painéis, shows artísticos e de esquetes teatrais.

A Casa Literária é promovida pela Prefeitura de Iguatu, por meio da Secretaria de Educação. Em um dos espaços está a sala "Nas ondas da leitura", cujo projeto incentivou a produção do livro "Sou poeta, sim senhor", que reúne poesias de alunos do 3º ao 5º ano do ensino fundamental da rede municipal de educação.

A coordenadora da Bienal, a bibliotecária Rejane Tavares, disse que o evento tem por objetivo fortalecer a leitura no Município. "Neste ano, o evento cresceu, ganhou a praça principal da cidade e, com isso, queremos ampliar o nosso trabalho e incentivar a leitura entre os moradores. O evento agora será realizado de dois em dois anos e foi fortalecido com várias parcerias", destaca. A técnica pedagógica da Secretaria de Educação do Município, Rejânia Lima, disse que a expectativa de participação do público é elevada. "Temos uma programação especial para o público infantil", frisou. "Queremos também atrair os adultos, alunos do ensino médio e de cursos superiores".

Nove editoras participam da Bienal: Ática, Scipione, FTD, Saraiva, Moderna, Demócrito Rocha, Edições Paulinas, Paulus e Ao Livro Técnico. Estão à venda livros didáticos e paradidáticos. Houve uma prioridade para publicações relacionadas com os cursos de nível superior instalados nesta cidade, pelo IFCE, Urca, UVA e Uece.

No primeiro dia de funcionamento da Bienal, houve visita aos estandes e à Casa Literária, exposição "Clarice Lispector: uma história de tanto amor", contação de histórias, pinturas faciais, apresentação de banda fanfarra e dança Hip Hop.

A programação para hoje, além do lançamento das obras literárias e técnicas, inclui mais apresentações de danças folclóricas, encenação de peça teatral no Sesc, teatro de bonecos, entrega da premiação do Concurso de Leitura Rachel de Queiroz para os alunos do IFCE, o lançamento do livro dos alunos da rede municipal, "Sou poeta, sim senhor" e show de rock.

O evento tem apoio da Prefeitura de Iguatu, Sindicatos dos Servidores do IFCE, da livraria Sadara Mult e do Sesc, unidade de Iguatu.

Meta

"O nosso objetivo é ganhar a praça, ampliar o evento para fortalecer o hábito da leitura em Iguatu"

Rejane Tavares
Bibliotecária do IFCE

MAIS INFORMAÇÕES

Campus do IFCE de Iguatu
(88) 3582. 0987
Secretaria de Educação de Iguatu
(88) 3582. 4806

HONÓRIO BARBOSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário