Dilma indica Fux para o STF

A presidente Dilma Rousseff indicou Luiz Fux para ocupar a vaga de Eros Grau no STF.

A escolha será encaminhada ao Senado nas próximas horas. 

Ministro do STJ, Luiz Fux tem o apoio do governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB).

A vaga estava aberta desde agosto de 2010, quando Grau se aposentou.

Estavam na bolsa de apostas para a 11ª cadeira Cesar Asfor Rocha (STJ) e Luís Inácio Adams, da AGU.

O STF retoma hoje suas atividades com a cerimônia de abertura do ano Judiciário. Terá ao longo de 2011 casos vitais para julgar: do escândalo do mensalão à constitucionalidade da Ficha Limpa.

O NOVO MINISTRO

Fux, 57, é filho de imigrante romeno, o advogado Mendel Wolf Fux.

Dá aulas na mesma instituição em que se formou em Direito, a UERJ.

Sua primeira incursão da advocacia, em 1976, foi na empresa Shell. Três anos depois, virou promotor de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.

2 comentários:

  1. Muitos pontos positivos nessa nomeação. Pra começar é um juiz de carreira, algo escasso no STF.

    Além disso o cara é um cabeção: foi 1º lugar no concurso para o Ministério Público, no concurso para advogado da Petrobrás, no concurso para juiz e no concurso para livre-docência. Especialista em Direito Processual Civil, foi relator do novo Cód. de Processo Civil. Tem vários livros publicados e é professor de uma universidade pública.

    A Dilma deu uma cartada de mestre com essa nomeação. Agrada ao mundo jurídico (inclusive cala a boca de quem já a acusava de nomear o atual AGU, Luis Inácio Adams), agrada aos aliados políticos (é indicação do PMDB), agrada aos demais ministros do STF (não tem histórico de desavença com nenhum deles, talvez não agrade muito ao Gilmar Mendes, pois vai fazer sombra ao saber do mesmo...), não desagrada (e ainda desarma) a Oposição, e ainda abre uma vaga de ministro no STJ.

    Essa foi dez!

    ResponderExcluir
  2. O Brasil e, principalmente o seu Judiciário e seus juízes, principalmente os da Suprema Côrte, não são definitivamente sérios e nem dignos de confiança. O que está acontecendo no caso do Cesari Battisti é de envergonhar o Brasil e os brasileiros perante o mundo. Os ministros do STF estão prestes a cassar as prerrogativas constitucionais do presidente da República. A partir de agora fica combinado que o presidente da república, não passa de um fantoche nas mãos desse Judiciário corrupto e dessa imprensa também corrupta. Muita culpa disso tem o Lula que não quis ou ficou com medo de enfrentar tanto a imprensa, através de uma Lei que protegesse a população dos seus excessos e de uma reforma do Judiciário que o tornasse mais justo, honesto e imparcial com o povo brasileiro.

    ResponderExcluir