Leiam o artigo abaixo do Cesar Maia e saibam o porque do DEM está em extinção. As bobagens escritas fazem pareia com a previsão que o ex-ex fez sobre a vitória de Serra no primeiro turno. Riam kkkk
Cesar Maia
CÂMARA DE DEPUTADOS: MAIORIA? PARA QUE?
1. A divulgação dos resultados da eleição de 2010, para a Câmara de Deputados, veio acompanhada de afirmações generalizadas: o governo federal contaria com uma amplíssima maioria na Câmara de Deputados. Com isso, deduzem, o governo federal terá uma enorme facilidade para aprovar seus projetos de lei.
2. Isso, na verdade, era e é uma ilusão de ótica, política. A busca dessa ampla maioria, desde o governo anterior, teve como plataforma de lançamento o susto dado pelo mensalão quanto aos riscos de impeachment. Com isso, o governo federal se abriu e costurou uma ampla maioria na Câmara de Deputados, que garantia a governabilidade.
3. As concessões feitas ocorreram em nível das despesas tradicionais do governo, emendas parlamentares e, claro, os generosos espaços oferecidos, especialmente para o parceiro maior, o PMDB. A costura avançou em direção a partidos com uma clara constituição política de deputados de direita, centro-direita e centro. Inclua-se aí boa parte das bancadas do PSB e PDT.
4. Com isso, o governo federal tem maioria para muita coisa. Mas não tem para mudar a constituição em relação ao exercício democrático do poder, incluindo aí o direito de propriedade, o estado de direito, a autonomia do poder judiciário, etc. Vale dizer: com a atual Câmara de Deputados, uma aventura bolivariana não tem a mínima chance de avançar.
5. A ampla maioria está garantida para que o governo federal possa fazer mais do mesmo. Ou seja: não é o governo do PT que foi e será bem comportado, mas a ampla maioria parlamentar. Quaisquer tentativas de um "golpe constitucional" a la Chávez ou alterações nos valores conservadores, a ampla maioria do governo federal se transformará numa estreita minoria de no máximo uns 25%.
6. Quem tinha dúvidas não tem mais. Com a pesquisa realizada pelo site G1, com grande parte dos deputados federais, ficou clara a defesa de grande maioria dos valores conservadores (contra aborto, contra as drogas...) e dos princípios democráticos, sem adjetivos.
7. E, para a surpresa do governo federal, a retórica do PT em relação a salários, benefícios sociais, remuneração dos servidores, e tantos outros benefícios, contaminou a sua base aliada e também a oposição. E leis desses teores, se colocadas em votação, contarão com uma avassaladora maioria a favor.
8. Se havia expectativa da esquerda do PT de usar esta maioria para suas aventuras bolivarianas ou ideias materialistas quanto a valores, pode desistir. Esse jogo chavista está perdido.
* * *
Nenhum comentário:
Postar um comentário