[...] consumidores esperam com benefícios
A ExactTarget divulgou estudo que mostra que o e-mail ainda é uma das formas mais aceitas e eficazes pelos consumidores para negócios na web. A pesquisa com mais de 1500 consumidores descobriu que 93% deles deram o seu e-mail para uma empresa ou marca no último ano. A análise mostra que um consumidor recebe em média 44 e-mails por dia, 25% são mensagens comerciais com permissão do cliente.
Os consumidores passaram a aceitar o e-mail como canal de comercialização. Mas isso não significa que seja uma solução sem falhas. Pouco menos da metade dos pesquisados abriu e-mails de suas empresas favoritas. E como fazer para mudar isso? A resposta é a relevância.
Os consumidores esperam personalização. A utilização do e-mail hoje é muito mais sofisticada do que era há alguns anos atrás e os consumidores sabem disso. Portanto, eles esperam uma mensagem adaptada para as suas necessidades e desejos. Começar um email com ”Prezado cliente” denota impessoalidade, e isso perde valor para o cliente. Para ser bem sucedido, um email de marketing deve transmitir uma mensagem de familiaridade com o consumidor. A ExactTarget cita um estudo recendo do CMO Council que indica que 41% dos usuários de internet nos EUA pensam em parar de comprar de varejistas que lhes enviem e-mails irrelevantes.
Os consumidores esperam por benefícios, que podem vir na forma de cupons de desconto, brindes e notificações exclusivas de ofertas, mas sempre com conteúdos adaptados a suas peculiaridades. Como o gerente de otimização do Groupon – e cliente da ExactTarget – Andrew Kordek explica, “O E-mail de marketing não é uma comunicação unidirecional. Você precisa se colocar no lugar do assinante. O cliente deve ser ouvido na forma de como ele quer que o marketing funcione para ele “.
Quando o estudo perguntou “qual o motivo que o levou a dar a uma empresa, associação ou organização o seu endereço de e-mail?
67% Para receber descontos e promoções
55% para obter um “brinde
50% para obter atualizações sobre vendas futuras
45% para obter atualizações sobre produtos
33% Para ter acesso a conteúdos exclusivos
29% para diversão ou entretenimento
28% Para saber mais sobre seus produtos ou serviços
28% para ficar informado sobre a empresa
22% para a educação sobre temas em que se especializa
17% Alguém recomendou-os
14% para interagir com eles
55% para obter um “brinde
50% para obter atualizações sobre vendas futuras
45% para obter atualizações sobre produtos
33% Para ter acesso a conteúdos exclusivos
29% para diversão ou entretenimento
28% Para saber mais sobre seus produtos ou serviços
28% para ficar informado sobre a empresa
22% para a educação sobre temas em que se especializa
17% Alguém recomendou-os
14% para interagir com eles
11%, para mostrar o meu apoio
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