Entrevista de Zé Dirceu ao El País

Abaixo pequenos trechos do que ele falou:

1. O que está acontecendo hoje no Brasil é que a imprensa faz a denúncia, a investigação, julga e condena. Muitos dos ministros saíram porque suas famílias não suportaram essa pressão.

2. Qual é, então, o problema no Brasil? É o financiamento das eleições. Cada candidatura é uma campanha diferente porque a eleição é uninominal. Cada candidato também compete com os do seu partido. E o financiamento é privado e vem das empresas. Precisamos reformar o sistema.

3. A criação da Unasul foi o caminho político que Lula escolheu para dialogar e interagir com outros países latino-americanos. Há dois movimentos: a liderança do Brasil para unir a América do Sul e aquele para que a voz do Brasil e da América Latina seja ouvida no mundo. Um deles é o Mercosul como projeto econômico e o outro é o Unasul como projeto político. Mas não se pode liderar a América do Sul sem fazer concessões.

4. Bem, é a Dilma. Mas segue o projeto político do PT que é um projeto do Lula. Em última análise Lula é nosso líder, não é? A presidente é Dilma, mas Lula é nosso líder.

5. Outra coisa é a questão nuclear. Existe muita hipocrisia. Enquanto não se provar que o Irã está produzindo armas nucleares, não se pode impedi-lo de desenvolver tecnologia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário