A FORMAÇÃO NA ÁREA PEDAGÓGICA.
A
Pedagogia é uma ciência produtora de revitalização no seu processo formativo,
que vai se construindo a partir de sua atuação que, como nos diz Marques (2003,
p.59):
A
pedagogia não é ciência de um sistema estabelecido de formação, nem ciência prévia
ao processo formativo, mas é ciência que se faz ao fazer-se a formação e como
diretriz, sempre provisória, inserida vitalmente nas vicissitudes da
formação/atuação do coletivo dos educadores, processo que não se dá
efetivamente senão à medida que, sendo modelado pela ciência da educação, a
modela em reciprocidade.
A formação é um
processo de aperfeiçoamento amplo e contínuo. Assim, reflete sobre o educando
para lhe proporcionar uma educação que possa suprir suas expectativas e lhe
revitalizar, abrindo novas perspectivas para sua prática acadêmica e, futuramente,
profissional. Esse é o norteador da Pedagogia,
pois é na formação dos egressos e dos acadêmicos do curso que se inserem todos
os objetivos e expectativas que tem por princípio gerar a reflexão crítica
sobre a profissão docente na jornada acadêmica deste educando.O egresso do
curso de Pedagogia tem por anseio uma formação plural e multi-diversa que lhe
conceda, não somente a fundamentação teórica, mas que lhe conduza a uma reflexão
sobre a educação e a prática pedagógica. E que essa formação o coloque no
contexto educativo, não somente como um observador, mas como alguém que estará
apto, com a formação alcançada, para intervir no ambiente escolar, como
promotor de novas perspectivas pedagógicas para educar as crianças, jovens e
adultos. A formação proporcionada por um curso de Pedagogia
tem a responsabilidade de produzir em seus egressos uma capacidade de pensar
sobre a educação.
A
formação docente desenvolvida na atualidade precisa que seja feito uma
reavaliação, formar um docente hoje, necessita que seja contemplado novos
métodos e teorias pedagógicas que venha estar situada com a educação do futuro;
que possui características peculiares que são divergentes das que norteou o
sistema social anteriormente, com isto é preciso repensar os métodos aplicados
para formar o docente, pois a sociedade convive na atualidade com a conjunção
das incompreensões como nos diz Morin (2000, p.99).
A conjunção das incompreensões, a
intelectual e a humana, a individual e a coletiva, constitui obstáculos maiores
para a melhoria das relações entre indivíduos, grupos, povos e nações.
Danilo Sergio Pallar Lemos.
wwwsabereducar.blogspot.com
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