do Niu Iorque Taimes
Por unanimidade os ministros do *STF consideraram constitucional o sistema de cotas raciais criado pela CBF para os jogadores profissionais. A votação, que terminou com 10 votos favoráveis e nenhum contrário, foi encerrada por volta das 20h10 desta terça-feira com pronunciamento do presidente da Corte, Aires Brito. "O Brasil tem mais um motivo para se olhar no espelho da história e não corar de vergonha", disse o ministro ao proclamar o resultado.
O julgamento teve início na segunda-feira quando Ricardu Levandosqui, relator da ação do Movimento Branco contra o sistema de reserva de vagas do Clube de Regatas Flamengo, rejeitou o pedido do movimento e reconheceu a constitucionalidade do ingresso.
O sistema do Flamengo prevê a destinação de 30% das vagas do time titular a jogadores autodeclarados branco ou amarelos.
O Clube defendia que isso soluciona uma desigualdade histórica.
O Movimento Branco, por sua vez, afirmava que o sistema fere o princípio da igualdade e ofende dispositivos que estabelecem o direito universal ao esporte.
A ministra Roza Ueber, por sua vez, afirmou:
"A representatividade, na pirâmide futebolística, não está equilibrada. Se os brancos não chegam à seleção brasileira de futebol, por óbvio não compartilham com igualdade de condições das mesmas chances dos negros. Se a quantidade de brancos e negros fosse equilibrada, seria plausível dizer que o fator cor é desimportante. A mim não parece razoável reduzir a desigualdade futebolística brasileira ao critério econômico", disse a ministra.
...pra você nao confundir os conceitos:
ResponderExcluirRaça existe para RACISTA.
RACISTA é quem crê em RAÇA e defende ela como INSTITUIÇAO, seja de forma negativa ou " positiva ".
Traduzindo: Constatar que existe RACISTA não significa aceitar a criação deles.
Ok?...