Quem nunca ouviu uma mulher reclamar de algum sintoma da TPM? Ou mesmo alguém da família dizendo “cuidado ela esta na TPM”. É mesmo muito difícil a mulher que não tenha nenhum dos inúmeros sintomas da famosa TPM.
A Síndrome de Tensão Pré- Menstrual (TPM) consiste em um conjunto de sintomas físicos, comportamentais que acometem mulheres no período de 10 a 15 dias antes da menstruação. O tratamento incluí modificações alimentares, comportamentais e em casos mais graves tratamentos medicamentosos.
Dentre os sintomas mais frequentes encontra-se: Prisão de ventre, insônia, depressão, palpitações, tonturas, aumento do apetite, fadiga, mudanças de humor, ansiedade, falta de atenção, irritabilidade, retenção hídrica, enxaqueca, desejos por doces, distensão abdominal, mamas distendidas entre outros.
Existem alguns alimentos que podem ajudar amenizando os sintomas e outros que devem ser evitados, pois podem agrava-los.
Dentre os que nos trazem benefícios estão:
Óleo de Prímola, vitamina B6, vitamina E, Magnésio e Cálcio, encontrados em alguns alimentos fontes citados logo abaixo.
Vitamina B6: Encontrada em maior proporção em alimentos de origem animal (carne de porco principalmente), leite, ovos, gérmen de trigo, batata inglesa,aveia, banana.
Vitamina E: Gérmen de trigo e em seu óleo, assim como os óleos de arroz, algodão, milho, girassol, gema de ovo, fígado, vegetais folhosos e legumes.
Magnésio: Banana, abacate, folha da beterraba, grão de bico, figo seco, uva passa, espinafre, cevada, aveia, arroz integral, farinha de centeio, nozes,gergelim, amêndoas, soja.
Cálcio: As melhores fontes e de maior concentração de cálcio de alto valor biológico são os queijos, outras fontes são leite, iogurte, couve galega, salsa crua, figo seco, nabo, espinafre, amêndoa, pão de centeio integral, farinha de peixe, farinha de soja, flocos de cereais, milho e a casca de ovo em pó, que pode ser adicionada em mingais, sopas e outras preparações culinárias.
Mas existem também alguns alimentos que devem ser evitados. Algumas dicas para os 15 dias que antecedem ao período menstrual:
- - Evite queijos fortes, molho de soja, e temperos industrializados. Eles contem glutamato monossódico que podem piorar a enxaqueca.
- - Para evitar a retenção hídrica, controle a adição de sal e observe a quantidade de sódio nos rótulos dos alimentos.
- - Diminua a ingestão chocolate, café, chá preto, guaraná, refrigerantes. Eles contêm cafeína que podem aumentar a irritabilidade.
- - Evite ficar em jejum (mais de 4 horas sem se alimentar).
- - Consuma porções de leite, iogurtes ou queijos magros.
- - Inclua alimentos diuréticos como alface, pepino, aipo, alcachofra, salsinha, melancia, tomate, melão, morango e abacaxi.
- - Aumente o teor de fibras dando preferência a frutas que possam ser ingeridas com casca,verduras e legumes crus, pães integrais, grãos, cereais integrais, farelo de trigo e linhaça. Ajudam no bom funcionamento do intestino evitando a prisão de ventre.
- - Dê preferência a peixes e reduza as carnes vermelhas.
- - Coma mais verduras verdes escuras como: agrião, rúcula, almeirão, castanhola e espinafre, fontes de vitaminas e minerais.
- - Não se esqueça dos líquidos, beba muita água, água de coco, suco de frutas
Nenhum comentário:
Postar um comentário