O prêmio Exxon e a Falha de São Paulo: desculpe a nossa Folha


Tomo a liberdade de reproduzir boa parte da reportagem Equipe da Record protesta contra o resultado do Esso, publicada originalmente no ótimo Portal dos Jornalistas, do amigo Eduardo Ribeiro. À primeira vista achei que era chororô de perdedor, mas nao é bem assim… Olha aí:
*****************
Luiz Carlos Azenha, Luiz MalavoltaAmaury Ribeiro Jr.Leandro CipoloniTony Chastinet,Lumi Zúnica e Gilberto Nascimento fizeram, em nome próprio, um protesto formal ao presidente da ExxonMobil Brasil, Mike Seidner, contra o resultado da edição 2012 do Prêmio Esso de Jornalismo, anunciado recentemente. E nele, desapontados, informam que não mais participarão do que, na visão deles, “foi o principal prêmio do País”.

Na carta, assinalam: “Como deve ser do seu conhecimento, o Departamento de Jornalismo da Rede Record de Televisão inscreveu uma série de reportagens, veiculada no Jornal da Record, sobre os negócios escusos de Ricardo Teixeira. Foram meses de trabalho duro de uma equipe grande de jornalistas investigativos. As graves denúncias repercutiram na imprensa nacional e internacional. Por aqui, o jornal Folha de S.Paulo publicou matérias que foram praticamente transcrição de todo o material que obtivemos anteriormente. Material este que foi entregue ao Ministério Público, à Polícia Federal e a colegas de imprensa – inclusive da própria Folha. Tudo acima descrito foi exposto em nossa ficha de inscrição e, após a divulgação dos finalistas, relatado em uma carta de protesto enviada à Comissão Organizadora do Prêmio Esso de Jornalismo e Telejornalismo e em extensa troca de e-mails. Qual o quê? Nossa advertência não foi: 

1. Apurada; 
2. Levada em consideração pelos organizadores do prêmio. 

Resultado: a Folha de S.Paulo foi anunciada hoje como vencedora do Grande Prêmio Esso de Jornalismo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário