por Wagner Iglecias, especial para o Viomundo
1- Uma certa candidata continuará fazendo seus discursos vibrantes e empolgantes.
2- Um certo ex-presidente dirá, em algum momento, que nunca antes na História desse país…
3- Um certo partido de oposição continuará indignadíssimo com a corrupção. Dos outros.
4- Uma outra certa candidata, ou eventual candidata, dirá que é possível governar com os melhores do PSDB, os melhores do PMDB, os melhores do PT…e fazer uma política diferente. Só não dirá como.
5- Uma famosa revista semanal fará alguma capa falando mal do governo, do PT, da Dilma ou do Lula. Ou de todos eles.
6- Certos veículos de imprensa e certos analistas econômicos tentarão provar por A mais B que a economia brasileira está a beira do abismo, ainda que nossos shoppings, aeroportos e supermercados pareçam verdadeiros formigueiros.
7- Manifestações de norte a sul ocorrerão no país, e muita gente boa vai achar que estará mudando o Brasil, e não sendo usada para interesses eleiçoeiros.
8- Se o Brasil ganhar a Copa teremos uma ducha de água fria nos protestos. Mas se cair fora logo, na primeira fase, ou nas oitavas de final, faltando ainda 15 ou 20 dias para a grande final, o pau vai quebrar.
9- Analistas chatos, como eu mesmo, continuarão fazendo suas análises.
10- E o povão, a massa do eleitorado que decide a eleição, vai dar de ombros pra tudo isso, e votar pensando é na vida concreta, como era, como está hoje e como deverá ficar no futuro.
Wagner Iglecias é doutor em Sociologia e professor do Curso de Graduação em Gestão de Políticas Públicas e do Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina da USP.
Nenhum comentário:
Postar um comentário