Universidades criadas durante o governo FHC (PSDB) 0
Universidades criadas durante o governo Lula/Dilma (PT) 18
- Universidade Federal do ABC (UFABC)
- Universidade Federal de Ciências da Saúde de PA (FUFCSPA)
- Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL)
- Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
- Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
- (UFVJM) Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa)
- Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
- Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
- Universidade Federal do Cariri (UFCA)
- Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)
- Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSBA)
- Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa)
- Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
- Universidade Federal do Pampa (Unipampa)
- Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
- Universidade Federal do Tocantins (UFT)
- Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila)
- Universidade Federal da Integração Luso-Afro-Brasileira (Unilab)
Pouco antes de encerrar seu mandato em 2010, Lula declarou “[...] não tenho curso superior, mas fui o presidente que mais abriu universidade no Brasil”. Este boato vem sendo propagado e aumentado ao longo do tempo, sendo que algumas declarações inclusive de lideranças do PT, afirmam que Fernando Henrique Cardoso não teria criado NENHUMA universidade enquanto Presidente da República, o que não passa de uma mentira grosseira.
ResponderExcluirOs números do acesso à universidade comprovam a desonestidade deste boato. Segundo o Censo da Educação Superior do INEP, de 1995 a 2002 (FHC) o número de matrículas em instituições federais cresceu 44,65%, contra contra 20,97% dos seis primeiros anos do Governo Lula (de 2002 a 2008). Durante o governo de FHC, ocrescimento no número total de matrículas no ensino superior também foi mais alto, 109,50% ante 45,98% do Governo Lula.
Outra questão a ser esclarecida neste caso, é que grande parte das instituições que Lula afirma ter "criado" são na verdade, desmembramentos e fusões de Universidades já existentes. Segundo o relatório Uma Nota técnica sobre a criação de Universidades por categoria administrativa e Gestão Política nos Governos de FHC foram criadas 16 universidades no país, ante 17 "criadas" por Lula.
Os números comprovam que o discurso de Lula e do PT é MENTIROSO ainda mais se formos considerar que momentos diferentes da história do país e das circunstâncias econômicas não nos permite uma comparação justa. O governo Lula, reconhecidamente ampliou a oferta do Ensino Técnico no país, mas a que custo? Especialmente no caso dos Institutos, a política de expansão adotada pelo PT é bastante questionável. Ora, se há um caminho para a educação superior no país, com certeza não é erguendo escolas sem a devida preocupação com a qualidade e com as condições de funcionamento, e foi isto que o PT fez. E o resultado disso aí está: universidades brasileiras perdendo posições nos rankings internacionais de qualidade, greves generalizadas por todo país, baixo desempenho em pesquisa científica e o aumento de notícias que colocam nossas instituições de ensino superior nas páginas policiais.
O PT tem sua parcela de colaboração na expansão do ensino superior do país, sim. Agora, dizer que governos anteriores nada fizeram pelas Universidades Públicas no Brasil é uma mentira das mais grosseiras! O povo do "nunca antes na história desse país" deveria pesquisar ou ser mais honesto antes de sair repetindo qualquer bobagem que ouve falar por aí...
Briguilino Listou a Universidade Federal do Triângulo Mineiro como tendo sido "criada" por Lula. No site da Universidade consta: Anteriormente denominada Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro - FMTM, fundada em 1953, foi transformada em Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, no ano de 2005, tendo sua dedicação ao ensino reconhecida por diferentes indicadores nacionais, como o IGC 2008 (Índice Geral de Cursos), que classificou a Instituição com conceito máximo, posicionando-a entre as melhores, com a 3ª colocação de Minas Gerais e a 6ª do País. Lula realmente é um gênio. Em 1953, com 9 anos de idade criou uma Universidade em Uberaba. O que Lula fez foi assinar um decreto que transformou uma Faculdade de em Universidade - Esta é a grande mentira do PT.
ResponderExcluirBriguilino diz que a Universidade Federal de Ciências da Saúde de PA (FUFCSPA)
ResponderExcluirfoi ciada durante o governo Lula/ Dilma. Outra mentira. Veja o que diz a lei que transformou a Faculdade em Universidade - autorizada a instituição da Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - FUFCSPA, por transformação da Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre - FFFCMPA, criada por meio da Lei no 6.891, de 11 de dezembro de 1980.
Vejam só a mentira, a Faculdade foi criada em 1980. Lula só assinou um papel mudando o nume da instituição, não criou nada.
Outra Mentira - Universidade Federal de Alfenas - Não foi criada por Lula e Dilma. Eles nem eram nascidos quando a escola foi criada - do site da universidade: A Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG, originalmente Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas - EFOA, foi fundada no dia 03 de abril de 1914
ResponderExcluirBriguilino deve ser muito triste ter que mentir para defender seu partido.
ResponderExcluirUniversidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Cronologia desta universidade -1953- Fundação da Faculdade de Odontologia de Diamantina (30/09/1953) 1954- Início do curso de Bacharelado em Odontologia 1960- Federalização: Faculdade Federal de Odontologia de Diamantina (Fafeod) 1997 - Criação do segundo curso de graduação: Bacharelado em Enfermagem 2002 - Transformação em Faculdades Federais Integradas de Diamantina (Fafeid) com a criação de seis novos cursos (Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Agronomia, Engenharia Florestal e Zootecnia)
ResponderExcluirUniversidade Tecnológica Federal do Paraná - Outra que Lula "criou" antes de nascer -A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) é a primeira assim denominada no Brasil e, por isso, tem uma história um pouco diferente das outras universidades. A Instituição não foi criada e, sim, transformada a partir do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet-PR). Como a origem deste centro é a Escola de Aprendizes Artífices, fundada em 1909, a UTFPR herdou uma longa e expressiva trajetória na educação profissional.
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) - Inaugurado em 20 de dezembro de 1970, o então Centro Pedagógico de Dourados da UFMS, que inicialmente deveria abrigar o curso de Agronomia, começou a funcionar em fevereiro de 1971, promovendo o primeiro vestibular para os cursos de Letras e Estudos Sociais (Licenciatura Curta). As aulas tiveram início em abril e o Centro contava com 10 (dez) professores.
ResponderExcluirUniversidade Federal do Cariri (UFCA) -. 1o Fica criada a Universidade Federal do Cariri - UFCA, por desmembramento da Universidade Federal do Ceará - UFC, criada pela Lei no 2.373, em 16 de dezembro de 1954. Chega - Já ficou provada a mentira do PT sobre a criação de Universidades. A mentira tem perna curta.
ResponderExcluir