O site dos Brasinhas está aí desde dezembro, publicando tirinhas todas as terças e sextas-feiras. Nesses primeiros seis meses, a média mensal era de pouco mais de 2.500 visualizações. Maio, atingiu 3.800. Uma frequência ainda bem modesta. Agora em junho, nos cinco primeiro dias, já são mais de 4.000 e crescendo rapidamente. O Facebook aponta centenas de compartilhamentos. Além do destaque no blog do Nassif, o mais importante nacionalmente, e de estar na primeira página do iG hoje. Esse estouro deu-se a partir de uma tirinha que faz piada com o mau humor com a Copa 2014. O que explica esse repentino fenômeno?
O brasileiro está com o grito de gol entalado na garganta. Ele quer aproveitar a festa, torcer pelo país e, quem sabe, comemorar o hexa. Entretanto, a pesada campanha política protagonizada pela mídia nos deixou com vergonha de ser brasileiro: um povo festivo, amante do futebol, sem significar alienação.
E a tirinha conseguiu se comunicar com essas pessoas. Os diversos perfis que curtiram e compartilharam a piada geraram o debate dentro da sua time-line entre seus amigos. O sentimento que aflora é que dá pra torcer sem vergonha, e sem abstrair a consciência política.
Cada um pode defender o candidato que preferir. Mas todos querem juntos um Brasil melhor. Torcer por isso, não significa ser conivente com nada. Significa que a gente tem esperança, e quem a tem sabe que pode construir algo melhor. Façamos isso juntos, com a taça do hexa!
por Rogério Faria
Nenhum comentário:
Postar um comentário