Como está a disputa entre lideranças do Nordeste pelos governos estaduais

O que saber em menos de 8 minutos 

 
Olá! Na edição de hoje, mostramos como está a disputa pelos governos estaduais nos outros estados do Nordeste. 

Você também vai querer saber: Ciro Gomes diz que foi "traído" no Ceará, motorista de candidata é morto em evento de campanha em Fortaleza, o universo dos campeonatos de passinho na periferia e outros destaques desta terça-feira. 

 
Tempo de Leitura: 7 min 45 s
Oferecimento
Facebook
https://twitter.com/diarioonline
Instagram
YouTube

Como está a disputa entre lideranças do Nordeste pelos governos estaduais


Na reta final da disputa eleitoral, as maiores lideranças do Nordeste se movimentam em busca de manter hegemonia ou derrotar adversários que estão no poder. Em alguns casos, a polarização se desdobra nos Estados, mas há conflitos bem peculiares.  

O caso mais evidente é a disputa na Bahia, onde o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União), duela contra Jerônimo Rodrigues (PT) em uma disputa que não envolve Jair Bolsonaro. O candidato do presidente, João Roma (PL), está bem abaixo dos principais concorrentes nas pesquisas Ipec.

Além disso, há um confronto entre Renan Calheiros (MDB) e Arthur Lira (PP) em Alagoas, com vantagem para o grupo do senador. No Maranhão, o ex-governador Flávio Dino lidera a corrida ao Senado e apoia, para governador, seu vice, que está aliado também à família Sarney.  

O colunista do Diário do Nordeste, Inácio Aguiar, detalha a situação dos caciques e principais lideranças do Nordeste na reta final das eleições.
ELEIÇÕES NO CEARÁ 

O candidato a presidente da República pelo PDT, Ciro Gomes, voltou a falar sobre as relações políticas no Ceará. Em entrevista ao Flow Podcast, o ex-governador retomou o discurso de que foi 'traído'.

"Dei minha vida ao povo cearense, e algumas lideranças, todas que eu ajudei a formar, se reuniram e meteram a faca nas minhas costas, me traíram, estou lá sem ninguém me defendendo. Sem ninguém não é verdade, o Roberto Cláudio, que é o melhor cara, que é meu candidato a governador lá, isso dói demais num cara", disse Ciro.

MOTORISTA DE CANDIDATA É MORTO 

O motorista da candidata a deputada estadual Sabrina Veras (MDB) morreu a tiros durante um evento de campanha no fim da tarde dessa segunda-feira (26), no bairro Antônio Bezerra, em Fortaleza. Segundo nota de pesar divulgada pela candidata, Ionario Pereira Souza Rocha, de 29 anos, "foi brutalmente assassinado". Suspeito do crime ainda não foi preso. 
Publicidade
FÉ E DIVERSIDADE 

"Você vai pro inferno", "Deus não te aceita" são algumas das agressões ouvidas por muitos fiéis LGBTI+ a vida toda, desde a infância. E vários deles, apesar disso, perseveram na fé. 

Na contramão do que tem sido regra na maioria das igrejas cristãs, grupos e até igrejas inteiras são formados para acolher lésbicas, gays, bissexuais, transsexuais, travestis e quaisquer outras identidades. 

O Diário do Nordeste visitou igrejas e grupos religiosos para acompanhar reuniões e celebrações formadas ou lideradas por pessoas LGBTI+. A reportagem ouviu católicos e evangélicos cuja trajetória se deu em berço cristão, passou pelas turbulências de ser LGBTI+ e se firma, hoje, em espaços onde podem professar a fé com liberdade e respeito.

VOCÊ CONHECE O PASSINHO? 

Um amontoado de jovens se reúne e, aos gritos, montam suas torcidas. No meio deles, duas ou mais pessoas estão duelando com a dança. Vence aquele com mais gingado, mais criatividade nas coreografias e quem mais se diverte. A regra é clara: só não pode ficar parado. A repórter Lívia Carvalho explorou o universo dos campeonatos de passinho que estão invadindo a periferia de Fortaleza e movimentando os jovens. 
COLUNISTAS

SAMUEL QUINTELA 

Aegea vence leilão de saneamento no Ceará com oferta de R$ 19 bi

VICTOR XIMENES 

Economia do Ceará deve crescer 1,3% em 2022, projeta Santander

CONTEÚDO PATROCINADO
Mostra de Ciências expande aprendizado dos estudantes por meio da prática
 
BOMBEIRO EXPULSO DA CORPORAÇÃO 

Um bombeiro militar foi expulso da corporação por participar do motim ocorrido no Ceará, em 2020. O cabo Paulo Cavalcanti Neto foi punido com a sanção máxima administrativa, conforme publicado no Diário Oficial do Estado. O militar foi flagrado por câmeras de videomonitoramento, participando do movimento grevista, em companhia de outros militares, quando o grupo encapuzado cercou e tomou uma viatura da Polícia Civil. 

Pelo menos 16 militares já foram excluídos dos quadros Polícia Militar ou do Corpo de Bombeiros devido ao motim no ano de 2020. 

ENERGIA SOLAR 

Quanto se economiza ao instalar paineis solares em casa? Com ajuda de especialistas, preparamos algumas simulações a partir de contas reais de energia para responder a esta pergunta. 
Se você recebeu esse e-mail de um amigo e ainda não assina a Newsletter do Diário do Nordeste, inscreva-se aqui.

Siga o Diário do Nordeste no Telegram
Acompanhe as principais notícias do dia em tempo real.
Acesse o link e depois clique em 'entrar'. 
Copyright © 2022 Sistema Verdes Mares, All rights reserved.
Você está recebendo este e-mail, pois se inscreveu no site do Diário do Nordeste.

Nosso endereço:
Sistema Verdes Mares Praça da Imprensa Chanceler Edson Queiroz Fortaleza, CE 60125-160 Brazil

Nos adicione à sua lista de e-mails

Você pode 
mudar suas preferências ou cancelar sua inscrição nessa lista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário