Mensalidade escolar deve ter reajuste de 10% a 15% no Ceará | O que está sendo feito para combater a violência nas eleições e mais

O que saber em menos de 8 minutos 

 
Olá! Com os impactos financeiros provocados pela pandemia, escolas particulares do Ceará preparam um reajuste de 10% a 15% nas mensalidades do próximo ano. Este é o destaque da nossa edição de hoje. 

Você também vai querer saber: Ivo Gomes sai em defesa de Ciro, o que está sendo feito para combater a violência no dia das eleições, exposição de Van Gogh em Fortaleza e outros destaques desta quarta-feira. 

 
Tempo de Leitura: 7 min 45 s
Oferecimento
Facebook
https://twitter.com/diarioonline
Instagram
YouTube

Mensalidade escolar deve ter reajuste de 10% a 15% no Ceará


Pais e responsáveis com filhos matriculados na rede privada de ensino já estão sendo notificados sobre o reajuste da mensalidade escolar referente ao ano de 2023. O presidente da Associação das Escolas Particulares do Cariri (AEPC), Eliab Hazael estima que os estabelecimentos vão praticar um aumento de 10% a 15%, mas reforça que cada empresa possui autonomia para decidir sobre o repasse de seus custos aos clientes.

A estimativa é resultado de um levantamento de custos das escolas e considera também índices inflacionários como o IPCA e IGP-M. 

Segundo Hazael, as escolas vêm sofrendo desde 2020 os impactos financeiros da evasão provocada pela pandemia, combinadas a uma inadimplência elevada e à disparada de custos como aluguel e energia elétrica. "Vimos muitas famílias migrando para o ensino público. Além disso, o reajuste que anunciamos no ano passado não previa a forte inflação observada a partir de março", diz.
ELEIÇÕES NO CEARÁ 

O clima esquentou publicamente entre os irmãos Ferreira Gomes no Ceará. Após reiteradas declarações de Ciro Gomes (PDT) de que foi traído no Ceará e de que não tem ninguém defendendo sua campanha, com exceção de Roberto Cláudio (PDT), o irmão mais novo e prefeito de Sobral, Ivo Gomes (PDT), fez publicação nas redes sociais atacando suposta falta de apoio da chapa de PDT e PSD à campanha do presidenciável. 

DIA DA ELEIÇÃO 

A escalada de violência política no Brasil ativou o sinal de alerta aos eleitores que vão às urnas no próximo domingo (2). Crimes motivados por questões ideológicas estampam o noticiário nas diversas regiões do País desde a pré-campanha. 

Somente no Ceará, em um intervalo de três dias, dois homicídios foram registrados na reta final da corrida eleitoral contra apoiadores de candidatos. Em todo o Brasil, foram registrados 214 casos de violência política de janeiro a junho deste ano. Desse total, 51 pessoas foram assassinadas.  

As ocorrências refletem no medo da população de ser vítima devido aos seus posicionamentos políticos. Uma pesquisa do Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostra que 67,5% dos brasileiros temem ser vítimas de agressões físicas por conta de suas escolhas políticas e partidárias neste momento. 

Diante deste cenário, as instituições preparam atuação diferenciada para garantir a segurança dos eleitores. Saiba o que está sendo feito para combater a violência motivada por questões políticas na eleição de 2022. 

INFORMAÇÃO LIVRE 

Com o objetivo de garantir acesso à informação aos cearenses na reta final das eleições 2022, todo o conteúdo jornalístico do Diário do Nordeste será liberado de forma integral a todos os cearenses. Desta quarta-feira (28) até as 16h do dia 4 de outubro deste ano, todo o conteúdo estará 100% livre para qualquer leitor acompanhar as matérias produzidas pela equipe do portal de notícias.
Publicidade
VAN GOGH EM FORTALEZA 

A magia da noite estrelada, dos girassóis e das amendoeiras em flor. Em fevereiro de 2023, Van Gogh desembarca no Ceará. "Van Gogh Live 8K" é a maior e mais moderna mostra imersiva já realizada sobre a obra do mestre, com mais de 250 obras projetadas com a inédita resolução 8K. A exposição imersiva dedicada ao pintor holandês ocupará 2.800 m² da estrutura montada no estacionamento do Shopping RioMar Fortaleza. Veja datas e ingressos.
COLUNISTAS

DAHIANA ARAÚJO 

É preciso falar sobre suicídio

SILVERO PEREIRA 

Cultura é política e meu voto é minha obra arte

LIVROS MAIS CAROS 

Assim como diversas outras matérias-primas, o papel vem sofrendo aumentos consecutivos desde o início da pandemia. A Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf) calcula que os papéis de imprimir e escrever já têm alta acumulada de 30% apenas neste ano, sendo o aumento de 67% no acumulado desde 2020. Gráficas e editoras projetam alta dos preços dos livros no Ceará no próximo ano. 
Se você recebeu esse e-mail de um amigo e ainda não assina a Newsletter do Diário do Nordeste, inscreva-se aqui.

Siga o Diário do Nordeste no Telegram
Acompanhe as principais notícias do dia em tempo real.
Acesse o link e depois clique em 'entrar'. 
Copyright © 2022 Sistema Verdes Mares, All rights reserved.
Você está recebendo este e-mail, pois se inscreveu no site do Diário do Nordeste.

Nosso endereço:
Sistema Verdes Mares Praça da Imprensa Chanceler Edson Queiroz Fortaleza, CE 60125-160 Brazil

Nos adicione à sua lista de e-mails

Você pode 
mudar suas preferências ou cancelar sua inscrição nessa lista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário