Newsletter do Correio - Edição Nº565

Newsletter do Correio - Edição Nº565
Por Correio Braziliense • Edição Nº565 • Ver na web

Bom dia!
A nova rodada da Pesquisa Correio/Opinião mostra que a caça aos votos vai até a última hora na disputa pelo GDF. O levantamento mostra que 64% dos brasilienses não devem mudar decisão, enquanto 33,8% estão abertos votar em outro candidato. Na coluna Eixo Capital, Ana Maria Campos mostra que, em seis dias, tudo pode mudar no cenário eleitoral do DF. A coluna ainda mostra que o ex-governador José Roberto Arruda (PL) lidera a disputa a deputado federal, enquanto Chico Vigilante (PT) é o mais lembrado para a Câmara Legislativa. A pesquisa foi registrada no TSE sob o número DF-09779/2022 e ouviu 1.099 entrevistas presenciais entre 22 e 24 de setembro.
Eleições 2022
Em entrevista ao Correio, o candidato ao GDF Paulo Octávio (PSD) afirma que "Brasília não foi construída para ser a cidade das filas". O ex-senador garante que estará no segundo turno e critica Ibaneis Rocha (MDB), que entrou com recurso contra sua candidatura. 
Na reta final das eleições, os casos de violência política dispararam. Todo dia chegam relatos de assassinatos cometidos por divergências ideológicas, o que aprofunda a polarização apontada nas pesquisas de opinião. Episódios de violência envolvem esquerdistas e direitistas.
Na coluna Brasília-DF, Carlos Alexandre de Souza revela que a violência chega aos candidatos. Os presidenciáveis elevaram o tom da disputa e partiram para ataques pessoais.
Já Luiz Carlos Azedo, colunista de Nas Entrelinhas, avalia que, Simone Tebet (MDB) sairá maior do que entrou nas eleições. Independentemente de quem sairá vencedor das urnas, a senadora será uma liderança natural da chamada terceira via.
Economia
Resolução do Banco Central determina taxa máxima de 0,5% sobre a Tarifa de Intercâmbio (TIC) para cartões pré-pagos e de débito. Medida atinge fortemente as fintechs, que obtêm receita significativa ao cobrar até 1,5% dos clientes na operação.
Cultura
O escritor angolano José Eduardo Agualusa é entrevistado no Correio de hoje. Em conversa com o correspondente em Lisboa Vicente Nunes, Agualusa afirma que o "Brasil foi sequestrado pelo ódio, mas se salvará". Para ele, o país vive uma espécie de fundamentalismo religioso, comparável ao fascismo, que deve ser combatido.
A escritora Jurema Werneck parte do próprio livro, O samba segundo os Ialodês: Mulheres negras e cultura midiática, para uma palestra sobre a participação e a importância das mulheres negras na cultura.
O ator Guilherme Magon se prepara para a estreia de O coro: Sucesso, aqui vou eu, amanhã no Disney+. Ele fala ao blog Próximo Capítulo sobre as expectativas com o novo trabalho.
Boa leitura!
Baixe o novo aplicativo do Correio Braziliense:
Fique sempre atualizado! Baixe o aplicativo para celular do Correio. Disponível na Play Store e na App Store.
Curtiu essa edição?
Correio Braziliense

As principais notícias da edição impressa e do site do Correio Braziliense toda manhã no seu e-mail

Para cancelar sua inscrição, clique aqui.
Se você recebeu essa newsletter de alguém e curtiu, você pode assinar aqui.
Curadoria cuidadosa de Correio Braziliense via Revue.
SIG Qd 02 nº 340 - Brasilia - DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário