Em especial a você

Joel Neto(Vida)
Em especial à você, que antes de mais nada,
é meu doce companheiro,
Em que minha alma transparece,
Em que minhas mãos procura,
Em que meus olhos avistam, quando há solidão...
Em especial á você ... que é parte de minha vida...
como amante, amante de todas as coisas belas...
E que esse sentimento ,que nos cala o coração,
seja alimentado sempre, como se parecêssemos
vindos de uma terra distante, mas de um mesmo colo...
Beijo você, em todas as suas formas,
em todo seu ser...
Nessa divina ópera
em que todos os sons emitem a
doçura do amor...
junto vai a lembrança,
esperando que você nunca se esqueça
            que te amo muito...
                                                      Desconheço autor 
                                                                Postado por Lúcia

Uma mulher presidenta e sua missão

Image

Por conta dos festejos de carnaval, o blog entrará em recesso a partir de amanhã e voltará na próxima 5ª feira (09.03), um dia após o 08 de março, Dia Internacional da Mulher. Presto, assim, com muita satisfação, minha homenagem às mulheres brasileiras, que pela 1ª vez na história veem uma das suas representadas no mais alto escalão do poder, a presidência da República. À presidenta, um excelente mandato e que ela cuide, em 1º lugar, como prometeu durante a campanha, das mães, crianças e jovens brasileiras. À ela e a todas as mulheres muita força e garra na batalha diária pela igualdade, uma bandeira de todos nós.

Sua presença hoje no comando do nosso país é mais do que simbólica, eu diria que necessária e atesta a garra das companheiras brasileiras, mulheres que ocupam e ocuparão cada vez mais o seu espaço.  À nossa presidenta, desejo um excelente mandato e que ela cuide, em 1º lugar, como prometeu durante a campanha, das mães, crianças e jovens brasileiras.

É uma missão que tomou para si e antes mesmo de cumprir seus 100 dias no comando da nação, já lançou, por exemplo, a Rede Cegonha (de atendimento a grávidas e crianças) e aumentou em até 45% os benefícios do Bolsa Família, que contemplam tantas chefes de família por todo esse imenso país.

À presidenta desejo força e energia para governar nosso povo e que Dilma se inspire nas mulheres que, como ela, lutaram pela igualdade e liberdade, muitas dando sua vida pelo Brasil. No 1º ano da história do país em que temos como presidente uma mulher, mirando-me em seu exemplo, saúdo a todas as mulheres brasileiras pela passagem do 8 de março.

A todas minhas sinceras homenagens. Um grande abraço, muita força e garra na batalha diária pela igualdade, uma bandeira de todos nós.

 Como parte desta homenagens linko aqui, para homens e mulheres verem o documentário "Muito prazer, mulheres do PT",  feito pelo partido sobre a luta das mulheres petistas. (leiam, também, duas pesquisas).

A Serpente e o Vaga-lume

Conta-se que uma serpente começou a perseguir um vaga-lume.

Fugiu um dia e ela não desistia, dois dias e nada.

No terceiro dia, já sem forças, o vaga-lume parou e disse à cobra:

Posso lhe fazer três perguntas?


- Pertenço à tua cadeia alimentar?

- Não.
- Eu te fiz algum mal?
- Não.
- Então, por que você quer acabar comigo?
E a serpente responde:
- Porque não suporto ver você brilhar...

Pense nisso!!

Infelizmente, a qualquer momento, uma cobra pode cruzar nosso caminho...
Esteja sempre alerta, pois o que não faltam são as serpentes querendo nos atrapalhar!
Mas, não tenha medo!
Não fuja!
Brilhe sempre, com muita intensidade!!

Bom Carnaval!!

Carnaval

Escolas de samba são ópera popular

Ex-Blog do Cesar Maia

Cesar Maia

linha

ESCOLAS DE SAMBA SÃO ÓPERA POPULAR!
                                
Coluna de Cesar Maia na Folha de S. Paulo (05), "Ópera Popular".
            
1. Seria difícil imaginar um auditório com 60 mil pessoas assistindo a uma ópera, mesmo num palco a céu aberto. Mas não numa ópera popular.  Nesta, o palco é móvel e múltiplo. Os atos são móveis e múltiplos. Cada ato desliza com seu cenário e seus figurantes nesse palco móvel. O libreto conta o enredo que é cantado por um coro de milhares de vozes junto aos tenores populares, em carro próprio de som.  Assim é o desfile das escolas de samba: uma ópera popular.
            
2. Mas esse foi um processo de mais de 30 anos, desde as rodas de samba dos anos 1920 e 1930. As escolas de samba ganharam identidade, passaram a ter nome e se diferenciaram umas das outras com cores e bandeiras próprias. No início dos anos 1930, passaram a se apresentar no Carnaval, desfilando. O prefeito Pedro Ernesto deu cidadania a elas e, em 1935, oficializou o desfile. Adotou o nome de escolas de samba, para dar cobertura legal aos subsídios. Não havia carros nem enredo. As fantasias eram improvisadas. Desde a origem dos desfiles, a bandeira era protegida pela porta-estandarte e pelo mestre-sala.
            
3. O Carnaval, diversificado com corsos, carros, blocos, foliões, grupos de samba, frevo etc., cada um de forma autônoma, foi sendo assimilado pelas escolas de samba. Os desfiles passaram a escolher histórias e os sambas a contar este enredo. A incorporação dos carros alegóricos se deu de forma progressiva: muito pequenos em 1960, quase como uma marca, os carros alegóricos, como cenografia das alas com figurantes em cima, só vieram depois. A atração de cenógrafos, coreógrafos e figurinistas deu ao desfile outro glamour. A partir daí, o desfile vai entrando numa espiral de transformação com enredo, ordenamento de suas alas, fantasias, alegorias, coreografia, samba, bateria, transformando-se em uma ópera popular.
            
4. O desfile passa a ter todos os elementos da ópera, de uma ópera popular e única. O libreto, a orquestra com seus naipes, o maestro, os atos com suas alas, coreografias e cenografias próprias, os cantores, o coro.  Imagine-se numa arquibancada e fixe-se num cone de visão. Os atos passam na frente do público, com suas alas, carros alegóricos, fantasias e coreografias. A bateria se fixa num ponto e sua música vai para todo o desfile. Um coro geral cantando o samba-enredo, dois tenores populares puxando o samba. Toda a apresentação é articulada. Todo o público assiste à mesma ópera esteja onde estiver, pois os palcos são móveis e correm paralelamente ao público. Em cada ponto de visão o palco é fixo. Um espetáculo único no mundo.

                                                    * * *
 
 







Cesar Maia Responde

Acesse o site


Twitter

 Já parou para pensar quanto você gasta com seus tweets? Um site faz esta conta! É o Print Effect, página que elabora um gráfico comparativo da quantidade de caracteres da sua timeline. Faça o teste e descubra o motivo de você ainda não ter conseguido terminar sua monografia, sua dissertação, aquele trabalhinho de matemática...


Brasil

Abaixo a imagem que representa a situação do país...
Reubens+Cronos.jpg

A criança é o Brasil.
O Cronos  são os agiotas nacionais e internacionais que espoliam nossas riquezas [ via taxa selic ], com a cumplicidade implícita dos nossos governantes. E pior, com a nossa [ povo ] omissão.


Carnaval

Porta Bandeira e Mestre-Sala

MarcoaurelioCarna.jpg