Educação

MEC triplicou vagas no ensino técnico

Image
Haddad
Vale a pena conferir a entrevista que Fernando Haddad, ministro da Educação tanto do ex-presidente Lula, como da administração de Dilma Rousseff, dá à Folha de S. Paulo, hoje.

Apresentado pelo jornal em uma matéria de página inteira como um dos nomes à sucessão da capital de São Paulo, Haddad preferiu discutir outra pauta: os resultados do MEC nos últimos anos. O rápido balanço do ministro merece destaque. A respeito de falta de mão de obra treinada para as demandas do aquecimento da economia brasileira, Haddad ressalta, por exemplo, que, na última década, o Brasil dobrou as vagas nas universidades federais e triplicou as dos institutos técnicos.

Quanto à qualidade da educação no país, o ministro ressalta que, em 2000, o Brasil figurava em último lugar no PISA, um exame internacional que avalia estudantes ao redor do mundo. De lá para cá, o Brasil superou 15 países e foi o terceiro em evolução. De acordo com Haddad, em apenas nove anos o país reduziu à metade a sua distância para o México e superou a Argentina, apesar do nosso difícil legado histórico de escravidão, patriarcalismo e questão federativa. “Aqui, o MEC só tem papel indutivo, nós não temos gestão sobre a rede”, explicou.
 por Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário