Pena que não tenha saído nada na mídia, mas é muito bom e revelador o estudo elaborado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) da capital paulista indicando que a velocidade média dos ônibus aumentou 68,7% nas novas faixas exclusivas implantadas este ano em São Paulo pelo prefeito Fernando Haddad (PT). A pesquisa abrange 66 trechos inaugurados entre janeiro e agosto, numa extensão de 59,3 km. Nestas vias a velocidade média dos ônibus passou de 12,4 km/h para 20,8 km/h.
Isso a mídia não dá porque só lhe interessa veicular notícias negativas contra o prefeito petista, na tentativa de derrubar cada vez mais os índices de aprovação a seu governo nas pesquisas de opinião pública. Sustentam campanha praticamente todos os dias contra Haddad, inclusive e principalmente contra os corredores e faixas exclusivas de ônibus que ele implanta. Os grandes jornalões não aprendem nem com experiências erradas que já viveram no passado.
Em 1985 o ex-presidente Jânio Quadros, quando disputou a Prefeitura e derrotou o então senador Fernando Henrique Cardoso, passou toda a campanha eleitoral e os primeiros meses de seu governo chamando de “Corredor da Morte” o corredor da Av. 9 de Julho, o 1º implantado na capital pelo prefeito Mário Covas. O prefeito biônico (nomeado) Mário Covas e FHC eram, então, do PMDB. Jânio, do PTB.
O prefeito Jânio Quadros chamou o corredor da 9 de Julho de “Corredor da Morte” até o dia em que a insuspeita Veja-SP – também chamada de Vejinha – fez uma reportagem de capa mostrando que os usuários daquela via exclusiva ganharam 40 minutos em suas viagens de ônibus. Jânio sepultou a história e nunca mais falou em “Corredor da Morte”.
Prefeito enfrenta campanha contra da mídia
A pesquisa da CET mostra, agora, que a despeito da campanha da mídia contra os corredores e faixas exclusivas de ônibus, Haddad acerta ao implantá-los, ao conferir-lhes prioridade e vai se firmando como um dos prefeitos paulistanos mais empenhados na melhoria dos transportes públicos.
O estudo da CET mostra que o desempenho das faixas na classificação oficial passou de “lento” (abaixo de 15 km/h) para “rápido” (acima de 20 km/h). Até o fim desta sua gestão em 2016 Haddad chegar a velocidade dos ônibus 25 km/h. Pelo levantamento agora divulgado o melhor resultado entre todas as faixas inauguradas este ano foi registrado na ativação da ponte do Jaguaré, com melhora de 317,3% na velocidade média dos coletivos.
Antes da implantação, a velocidade média no trecho era de 10,8 km/h. Após a entrega da pista, a velocidade subiu para 44,9 km/h. A faixa da ponte do Jaguaré tem 600 metros e foi inaugurada no dia 31 de março. Pelo local, no trecho onde a faixa foi implantada, circulam 12 linhas de ônibus municipais no sentido centro, transportando 50 mil passageiros por dia útil. São Paulo tem hoje um total de 440 km de faixas exclusivas de ônibus, a maioria delas (356 km) implantadas na gestão Haddad.
do Blog do Zé
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