Empreiteiroubalheiras

O juiz paranaense Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato, aceitou mais uma denúncia formulada pela Procuradoria contra as petrorroubalheiras. Mandou ao banco dos réus mais nove pessoas. Entre elas seis funcionários da OAS, incluindo o presidente da empreiteira José Aldemário Pinheiro Filho, além dos dois principais delatores do escândalo: o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa e o doleiro Alberto Youssef. Em seu despacho, o magistrado como que esboçou o inferno para onde planeja enviar as empreiteiras.

Moro anotou as construtoras enroladas no petrolão fizeram um passeio pelo Código Penal. Responderão por crimes como formação de cartel, organização criminosa, fraudes em licitações, lavagem de dinheiro, corrupção ativa e passiva, evasão de divisas, uso de documento falso e sonegação de tributos. Ufa!

Os inquéritos da Lava Jato ganharam ritmo industrial. Também nesta segunda-fiera, o Ministério Público Federal protocolou na Vara chefiada por Moro nova denúncia, a sexta relacionada ao caso. Foram à grelha o ex-diretor Internacional da Petrobras Nestor Cerveró e o lobista Fernando Antonio Falcão Soares, o Fernando Baiano, suspeito de operar em nome do PMDB.

Por Josias de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário