Os homens choram sobre o leite derramado

A história o refaz destas lágrimas

Ao nojo, à vergonha, ao espanto, à indignação, à tristeza, como todo mundo, eu cheguei ontem.
Mas não ao desânimo.
Não porque seja mais valente que qualquer um – e como nossa gente foi valente! – ou porque vá ficar trombeteando uma vitória parlamentar que nunca passou de esboço e, agora, parece ainda mais improvável.
Mas porque entendo o governo como um meio da política e não, um fim em si mesmo. Para quem tem ideias pró-povo, pró-país e pró-justiça (a social, porque a outra, está lambuzada até a medula), ele é indispensável para a consecução destas ideias, mas não é suficiente, porque sem a política suas ações não mobilizam e galvanizam a vontade popular e acaba por erodir-lhe o apoio.
Mesmo capenga, manietado, confuso, deficientíssimo e até com muitas contradições, é obvio que era (e ainda é, apesar de improvável) importantíssimo manter o governo. Menos que pelos avanços que ele ainda pudesse fazer que pelos retrocessos que ele poderia evitar que se fizessem.
E que se farão.
Ainda assim, não considero que o campo popular e nacionalista da política brasileira tenha sequer de longe razões para desanimar – motivos que, claro, reconheço aos indivíduos, que sentem o recuo de anos e sabem a vida curta para a História.
Os homens podem chorar o leite derramado. A história o refaz destas lágrimas.
É assim para as ideias, nem para as coletividades.
Ambas se constroem com o conhecimento acumulado em suas próprias lutas, seja nas  vitórias ou nas derrotas.
Estamos apenas no começo de um movimento que vai longe porque tem agora o que, com triste sinceridade, eu não via há dois anos.
Identidade com fraternidade entre os vários grupos, juventude dominando as manifestações (onde antes eu achava fácil os meus contemporâneos, já ficou difícil fazê-lo, embora estejam lá), narizes que andavam torcidos se destorcendo, porque sente o fedor grande que vem por aí, intelectualidade voltando a se mobilizar por causas gerais, e não por “ativismos setoriais” apenas e, apesar da miopia de alguns fraternos companheiros do PT, o fim do “exclusivismo petista”, em causas que são deles, mas não apenas deles e muito maiores que de qualquer partido.
Seremos mais fortes sem o Governo? Obvio que não e, pior, nosso povo estará mais fraco e desprotegido.
Mas não estamos nem estaremos mortos.
Décadas atrás, de volta para a roça onde nascera, minha velha avó caminhava, com aquela leiteira de alumínio tópica, até a Cooperativa, para buscar leite. E o neto, com seu fusquinha bege, incomodado com a longa caminhada, insistia em levá-la de carro. Ela se escapava do convite, negaceava, até o dia em que me disse: Fernando, eu não nasci com rodas, nasci com pernas.
Nós não nascemos com Governo, não vamos morrer sem ele.  Vamos defende-lo agora e, se preciso, retomá-lo depois.
Agora, com tudo o que aprendemos, espero.

3 comentários:

  1. O dia seguinte é doloroso. Mas aprender com a derrota faz parte da vida. Ainda temos o governo. E o orgulho de lutar por todos, mesmo que muitos não entendam. O PT deve voltar ao seu início, sua base social. Ali está sua força. Força que renasceu com disposição para qualquer luta, de cabeça erguida. Estamos juntos e unidos. Hoje vejo o medo e a indignação com o circo de horrores do CN. Com seus traidores, ratos que abandonam o navio. Nao temos marcada na testa a traição. Não esqueceremos os traidores.

    ResponderExcluir
  2. Sr. Fernando Brito. IRREPARÁVEL O SEU TEXTO.
    O NÚMERO DA BESTA, NESTAS PLAGAS DE SANTA CRUZ, É 367!!!
    Mas nesse couto composto de 367 bandidos, comandados por dois malandros, dois sujeitos inclassificáveis do ponto de vista da cidadania e da República, fica uma certeza absoluta: os tucanos são os grandes perdedores dessa jornada golpista: Serra, Aécio FHC, Alckmim são SEGUNDOS VIOLINOS nessa orquestração do PMDB.
    Eles serão engolidos pela senha incontrolável, pelo fomélico apetite do PMDB em saquer os cofres públicos.

    ResponderExcluir
  3. PF, MP, Câmara Federal. Parece que são todos uma só quadrilha de corruptos e defensores dos corruptos da oposição.
    Não dá para distinguir quem é mais corrupto, Cunha ou os togados que o mantém no poder mesmo após tantas provas de seus roubos e corrupções que vem aos montes do mundo todo.
    MORO? MP? CUNHA? AÉCIO? RENAN?
    SINTO UM NÓ NA GARGANTA AO VER ISSO TUDO ACONTECER E ESSES TOGADOS RINDO DAS NOSSAS CARAS E INDO COMPRAR TERNOS EM MIAMI E PEDINDO AUMENTO DE SALÁRIO.
    SINTO SAUDADE IMENSA DE UMA PROBA SENHORA, A DOUTORA ELIANA CALMON, QUE QUANDO ESTAVA NA CORREGEDORIA GERAL DE JUSTIÇA, ESBOÇOU COMBATER OS ""BANDIDOS DE TOGA"" E FOI MUITO CRITICADA POR TODOS CORRUPTOS DO JUDICIÁRIO.
    GRAÇAS A ESSE TIPO DE TOGADOS, HOJE TEMOS NO CONGRESSO, MAIS DE 50% DOS CONGRESSISTAS LEGISLANDO EM CAUSA PRÓPRIA E ENVOLVIDOS ATÉ O PESCOÇO EM CORRUPÇÕES E SEMPRE COMANDADOS POR BANDIDOS AMPLAMENTE DENUNCIADOS, FLAGRADOS E COMPROVADOS COMO CORRUPTOS CONTUMAZES E AINDA GRAÇAS A ELES TEMOS UM GOLPE EM ANDAMENTO, PRATICADO POR TODOS ESSES CORRUPTOS CONTRA A PRESIDENTA DO BRASIL, SOBRE QUEM NÃO PESA UMA SÓ DENÚNCIA DE QUALQUER TIPO.
    Notem bem: nem no Congresso, nem no Judiciário, MULHERES PROBAS, são aceitas e sempre são repudiadas.
    https://www.youtube.com/watch?time_continue=6&v=ThbpUlM_n9E
    https://www.facebook.com/1397557177224167/photos/a.1406153213031230.1073741829.1397557177224167/1584156095230940/?type=3&theater
    http://www.pragmatismopolitico.com.br/.../deputada-que...

    ResponderExcluir