"Essa coisa de terceiro mandato é para quem quer vender jornal e aparecer nas manchetes. O PT é contra".
Ricardo Berzoini, para quem não sabe presidente do PT
Insisto em dizer que a oposição deseja é que Lula e o PT escolham seu candidato para ela poder com o auxilio da midia(?) cerrar suas baterias contra o dito ou a dita cuja.
Mais uma vez. Quem desentocou o projeto de lei mudando a constituição para possibilitar o terceiro mandato não foi a oposição. Foi um deputado do PT, de São Bernardo do Campo, amigo de Lula. Não entendo esta teimosia em dizer que foi a oposição.
Quem colocou este projeto para rodar de novo foi o presidente da camara que é do PT. Ou então não entendo mais nada, estes dois passaram para a oposição?
Que eu saiba o que estam tentando é aprovar uma lei que permita ao executivo convocar plebiscito pois hoje so o parlamento pode fazer isto. Sou a favor que o executivo possa convocar plebiscito. Quanto maior for a participação do povo nas decisões melhor para o país. Quem tem medo do povo?
Poder se candidatar novamente não é o mesmo que terceiro mandato. Lula só seria tri presidente se o povo o elegesse novamente. E se a maioria quisesse a minoria teria de aceitar e pronto.
Não é uma questão de ter ou não medo do povo. No regime parlamentarista, o primeiro ministro fica enquanto o seu partido ou sua coligação têm a maioria. Ele pode ficar 20 anos como pode ficar 1 mes ou 15 dias. O problema é que no nosso sistema tirtar o presidente é muito difícil. Eu sou a favor de um sistema parlamentarista. Neste sistema no caso do mensalão, por exemplo, dissovia-se o congresso e convocavam-se novas eleições. Aí sim o povo decidia quem ficava e quem ia embora. O povo cassava ou não os mandatos dos corruptos, inclusive do primeiro ministro. O que está se querendo é outra coisa. Faz-se um plebicito hoje e elege-se e o presidente fica por 4 anos. Se ele não for um bom presidente vamos ter que engoli-lo assim mesmo. No caso do Renan Calheiros, fica esse negócio de CPI, votação secreta, acordo para aprovar a CPMF se o mandato dele for salvo, etc. No caso do parmalntarismo não. Fa-se o que se chama de recall. Em Alagoas, vai a voto novamente e o povo decide se o Renan fica ou dança. Não é mais democrático? A proposta de plebicito convocada pelo executivo é pior do que o parlamentarismo, menos democrático. Fica na dependência do presidente querer ou não a votação. Se ele estiver bem nas pesquisas ele convoca eleições, se não ele posterga. Meu sonho é ver o parlamentarismo no Brasil, aí sim. O primeiro ministro não tem o apoio necessário, dissove o parlamento e convoca novas eleições. Ele não está desmpenhando bem, o parlamento dá um voto de desconfiança, e convocação novas eleições. Acaba com esta quantidade de CPI's e este drama de por exemplo o Renan, que se arrasta a meses emperrando tudo. Mas acho que a cab eça ditatorial do Lula não aceita isto. Aliás ele nem sabe o que é isto.
Realmente Kaio ian - Poder candidatar-se indefinidamente não é o mesmo que terceiro mandato. Mas vejo dois problemas: 1) Estamos mudando a regra no meio do jogo e isto é golpe como fez FHC. Então vamos terminar este mandato e o próximo presidente pode se reeleger quantas vezes quizer. 2) Paísezs que tinham reeleições indefinidas, como a França e os Estados Unidos puseram um fim a este tipo de eleição pois não proporcionava a alternância de poder, que é bom. Ouvi muitos eleitores do Lula nas eleições passadas que argumentavam isto, iam votar no Lula para ter alternancia de poder. Agora não querem mais. Dois pesos e duas medidas?
Mais uma vez. Quem desentocou o projeto de lei mudando a constituição para possibilitar o terceiro mandato não foi a oposição. Foi um deputado do PT, de São Bernardo do Campo, amigo de Lula. Não entendo esta teimosia em dizer que foi a oposição.
ResponderExcluirQuem colocou este projeto para rodar de novo foi o presidente da camara que é do PT. Ou então não entendo mais nada, estes dois passaram para a oposição?
Que eu saiba o que estam tentando é aprovar uma lei que permita ao executivo convocar plebiscito pois hoje so o parlamento pode fazer isto.
ResponderExcluirSou a favor que o executivo possa convocar plebiscito. Quanto maior for a participação do povo nas decisões melhor para o país.
Quem tem medo do povo?
Poder se candidatar novamente não é o mesmo que terceiro mandato. Lula só seria tri presidente se o povo o elegesse novamente. E se a maioria quisesse a minoria teria de aceitar e pronto.
ResponderExcluirIdaline
ResponderExcluirNão é uma questão de ter ou não medo do povo. No regime parlamentarista, o primeiro ministro fica enquanto o seu partido ou sua coligação têm a maioria. Ele pode ficar 20 anos como pode ficar 1 mes ou 15 dias. O problema é que no nosso sistema tirtar o presidente é muito difícil. Eu sou a favor de um sistema parlamentarista. Neste sistema no caso do mensalão, por exemplo, dissovia-se o congresso e convocavam-se novas eleições. Aí sim o povo decidia quem ficava e quem ia embora. O povo cassava ou não os mandatos dos corruptos, inclusive do primeiro ministro. O que está se querendo é outra coisa. Faz-se um plebicito hoje e elege-se e o presidente fica por 4 anos. Se ele não for um bom presidente vamos ter que engoli-lo assim mesmo. No caso do Renan Calheiros, fica esse negócio de CPI, votação secreta, acordo para aprovar a CPMF se o mandato dele for salvo, etc. No caso do parmalntarismo não. Fa-se o que se chama de recall. Em Alagoas, vai a voto novamente e o povo decide se o Renan fica ou dança. Não é mais democrático? A proposta de plebicito convocada pelo executivo é pior do que o parlamentarismo, menos democrático. Fica na dependência do presidente querer ou não a votação. Se ele estiver bem nas pesquisas ele convoca eleições, se não ele posterga. Meu sonho é ver o parlamentarismo no Brasil, aí sim. O primeiro ministro não tem o apoio necessário, dissove o parlamento e convoca novas eleições. Ele não está desmpenhando bem, o parlamento dá um voto de desconfiança, e convocação novas eleições. Acaba com esta quantidade de CPI's e este drama de por exemplo o Renan, que se arrasta a meses emperrando tudo. Mas acho que a cab eça ditatorial do Lula não aceita isto. Aliás ele nem sabe o que é isto.
Realmente Kaio ian - Poder candidatar-se indefinidamente não é o mesmo que terceiro mandato. Mas vejo dois problemas:
ResponderExcluir1) Estamos mudando a regra no meio do jogo e isto é golpe como fez FHC. Então vamos terminar este mandato e o próximo presidente pode se reeleger quantas vezes quizer.
2) Paísezs que tinham reeleições indefinidas, como a França e os Estados Unidos puseram um fim a este tipo de eleição pois não proporcionava a alternância de poder, que é bom. Ouvi muitos eleitores do Lula nas eleições passadas que argumentavam isto, iam votar no Lula para ter alternancia de poder. Agora não querem mais. Dois pesos e duas medidas?