Carga Tributária no Brasil

Como prometido estou postando dados sobre a carga tributária no Brasil. A fonte de informação é o site da Receita Federal, do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômicas Aplicadas, subordinado ao Ministro Mangabeira Unger) e o Instituto de Planejamento Tributário (site www.midiaindependente.org.pt/blue/2003/02/24720/shtml)

Comparativamente, em 2002, a carga tributária do Brasil e de outros países em relação percentual ao PIB era a seguinte: (dados do Instituto de Planejamento Tributário)

Suécia - 47%
Alemanha - 36,7%
Brasil - 36,45%
Suiça - 36%
Canadá - 31%
Estados Unidos - 29%
Espanha - 29%
México - 22%
Chile 22%
Japão - 21%

Este mesmo instituto declarou que em 13 anos (até 2002) a carga tributária no Brasil havia crescido 295,63%

Segundo a Receita Federal e o IPEA, a carga tributária do Brasil em percentual relativo ao PIB foi de 37,37% em 2007.

Portanto, meus amigos, com base em informações oficiais do governo, Ministério da Fazenda e IPEA, o Brasil é um dos países com maior carga tributária no mundo. Isto não sou eu nem o PIG que aplica golpe após golpe contra a mentira e a corrupção. São dados do governo do PT.

Eu não importanto em pagar, como na Suécia, 47% de impostos, mas que eu tivesse os benefícios que os suecos tem. Uma saúde pública socializada muito boa, pudesse enviar meus filhos para estudar em escolas públicas de excelente qualidade, não tivesse que me preocupar que ao me aposentar teria de continuar fazendo bicos para sobreviver. Acho que vocês me entendem. Não é o fato de pagar impostos, é o retorno sobre os impostos pagos.

Mais uma vez o PIG tem razão, com dados que apresenta. é por isto que os lulistas não gostam, ele põe a nu a ineficácia do governo.

Deixe-me fazer uma ressalva. Não é culpa só do governo Lula. É do PT de gravata também, o PSDB. E pensar que na era Collor a carga tributária era de 20% do PIB - (também não se deve isto ao Collor, mas aos governos anteriores).

Caso os amigos desejem passo os enderêços eletrônicos de minhas fontes

5 comentários:

  1. Laguardia, so lembtando um detalhizinho que voce esqueceu de informar na sua postagem: Quanto e o imposto de renda neste paises. Pra dar um exemplinho bem pequenininho na Suecia e de apenas 80%. Outra muitos deles tem imposto sobre grandes fortunas.
    Tu acha mesmo que existem condiçoes politicas hoje para o governo aprovar isso no congresso?

    ResponderExcluir
  2. E de 01/01/2003 cresceu quanto mesmo?

    ResponderExcluir
  3. Briguilino

    Não força a barra para justificar o que não tem justificativa. eu disse, e provei, que o Brasil tem uma das maiores cargas tributárias do mundo, em relação ao PIB. Não importa se é sobre grandes fortunas ou não.

    O que estou dizendo e o que importa é que os benefícios revertidos ao povo são mínimos em relação ao tanto de imposto que é pago.

    Concorda?

    ResponderExcluir
  4. Neuto Jucá

    Segundo levantamento da Unicamp, aproximadamente 2%.

    Pergunta que faço - Em vez de ficar lendo jornalecos de esquerda, por que vocês não pesquisam o assunto?

    Sejam críticos, não acreditem em tudo que ouvem. Com a internet e o google, corram atrás da informação. Dá trabalho mas não é difícil.

    ResponderExcluir
  5. Briguilino

    Você me dá trabalho rsrsrsrsrs

    Pesquisei a questão da Suécia. Imposto de Renda Pessoa Física, começa com 29% para quem ganha acima do equivalente a US$ 1000,00 (R$ 1.800,00) Podendo chegar até a 58%.

    O IDH dos Suécos é de 0,956, o nosso, como você sabe é de 0,800.

    Volto a dizer:

    1. Nossa Carga Tributária é uma das mais altas do mundo, como já demonstrei.

    2. O retorno não é compatível com o que se recolhe.

    3. Na escandinávia os salários são muito achatados, isto é a diferença entre o que ganha um operário e o presidente da empresa não é muito grande.

    4. A aposentadoria corresponde a 90% do último salário recebido.

    5. A saúde e a educação pública são de qualidade sem par

    Repito eu não importaria em pagar impostos se houvesse retorno para a população, o que não ocorre.

    O que você me diz disto? Os suecos são melhores do que nós? Claro que não.

    Não tem desculpa. Nossos impostos são mal administrados há anos e o governo só sabe aumentá-los.

    ResponderExcluir