Leitura de gráfico e outras digressões

Laguardia, Que bom que podemos conversar!

Mas, antes de tudo, fique claro que não sou lulista. Apenas um cidadão que viveu atentamente os oito anos de governo FHC, bem como os cinco do Lula.
Mauro Santayana, respeitável decano da Imprensa, pode ser acusado de tancredista (e não vai reclamar) mas nunca de lulista. Do alto de sua reconhecida cultura-erudição, comparou o governo Fernando Henrique a um tsunâmi, cujos estragos ainda vão exigir muito tempo e trabalho à correção, ainda assim deixando sequelas.
Para ser breve, me reporto a dois pontos imperdoáveis do governo Lula, debitados exclusivamente na conta do Presidente: Benedita da Silva e Marta Suplicy. Os afro-descendentes estão bem representados na figura de Gilberto Gil e não devem ter aprovado os despautérios da Benedita. A Marta "Relaxa-e-goza" precisa de um foro privilegiado porque responde a alguns processos, procedentes ou não, decorrentes de sua gestão como prefeita da capital paulistana. Um governo que conta com Dilma, Nilcéa e Marina pode prescindir de martas e beneditas.
Isto posto, vamos ao gráfico abaixo. O que de fato ele mostra é que o índice começou a cair significativamente NO GOVERNO QUE FHC E O PIG FAZEM DE CONTA QUE NÃO EXISTIU, o de Itamar Franco (de 35 a 28). A queda avançou nos seis primeiros meses do governo FHC porque é assim mesmo: os efeitos, positivos ou negativos, das políticas públicas de um governo "invadem" o primeiro semestre do governo subseqüente. Por isso, a estagnação ocorrida no governo FHC (oito anos em torno dos 28%) avançou nos seis primeiros meses do governo Lula para, só então, voltar a cair, como você bem observou.
A queda do indicador da miséria só não é boa para quem? Para quem – PSDB e EX-PFL – a segurou durante oito anos. Como, de fora do governo, continuar mantendo o povo na miséria? Sabotando o governo eleito com atitudes como: alarmar, pela mídia, que a turma do agronegócio está na bancarrota, que os exportadores vão falir com a valorização do real face ao dólar... e acabar com a CPMF.
A CPMF vale maior reflexão.
Dos 40 bilhões estimados de arrecadação, mais ou menos 10 bilhões provinham da movimentação financeira de assalariados como eu, que recebem via banco. Trinta bilhões, dos financiadores de campanha do PSDB e do ex-PFL. Poupados com o fim da CPMF, estes bilhões vão financiar as eleições de outubro/2008, tudo ou nada para as pretensões tucanas e a sobrevivência do ex-PFL. A turma do Skaf vai "aplicar" pesado nos "grotões", onde ainda se troca voto por botina! Trocar voto por botina ainda é uma realidade que você e eu lamentamos, não é? São 30 bilhões para se tentar neutralizar o impacto do bolsa-família nos "grotões". Haja pés-descalços (data vênia Collor) para tanta botina!
Um amplo programa de inclusão social que devolva a dignidade aos egressos da miséria é o que você e eu almejamos. Se há intenção do governo Lula de alcançar esse objetivo (e se vai) só o futuro dirá. Se gráficos pudessem expor índices de dignidade gostaria de ver um do Congresso Nacional, um da mídia, um do Judiciário (e você pensou logo em um do Executivo, não é mesmo? Também, também!).
Acho que a conversa ficou de bom tamanho. Um abraço!

Francisco Hugo Vieira de Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário