Quem se beneficiou foi o BRASIL

Em 1997 a Vale estatal pagou à União US$ 110 milhões em impostos e dividendos. Depois de nove anos de privatização, em 2006, essa quantia saltou 23 vezes para US$ 2,6 bilhões.Nesse mesmo período, o número de empregados cresceu cinco vezes, de 11 mil para 56 mil.As exportações triplicaram, de US$ 3 bilhões para US$ 9 bilhões.A produção expandiu de 100 milhões de toneladas para 250 milhões.

Entre 1943 e 1997, portanto em 54 anos de controle estatal, a Vale investiu a soma de US$ 24 bilhões. Em apenas seis anos de gestão privada, entre 2001/2006, ela aplicou US$ 44,6 bilhões em investimentos, criando riqueza para o País

Uma estatal só vale o que ela produz de benefícios para o país.

2 comentários:

  1. Sobre o preço de venda da CVRD, considerando que se fala no valor total da empresa e foram vendidos 45% das ações, veja o edital do leilão em:
    http://www1.folha.uol.com.br/fol/eco/vale/capitulo2.htm

    onde estão descritos a forma de avaliação.

    Se você fosse comprar uma empresa que na bolsa as ações estavam sendo vendidas por R$10,00 você pagaria R$ 25,00?

    ResponderExcluir
  2. De vez em quando me perguntam.

    Se você fosse o dono da Vale venderia nas mesmas condições que o governo vendeu?

    Minha resposta é, se com a transferência da empresa para um administrador mais eficiente eu passasse a ganhar 23 vezes a mais do que eu ganhava antes, eu não vendia, eu dava de presente.

    ResponderExcluir