Respota a Chico Hugo

Em primeiro lugar em esclarecimento:

Em momento algum defendi que o voto deveria ser restrito a quem tem posses, homens e pessoas instruídas.

O que eu disse é que a democracia no Brasil foi conquistada com sangue suor e lágrimas e que ninguém, por interesse próprio ou partidário vai nos tirar este direito.

Em segundo lugar, defendo a idéia de que o cidadão que tem estudo tem mais espírito crítico e não é tangido como gado nos currais eleitorais que ainda existem neste país.

José Sarney, Jader Barbalho, Collor de Mello, Orestes Quercia, Antônio Carlos Magalhães (já falecido mais ainda representado por seus herdeiros) são legítimos representantes deste coronelismo que queremos ver banidos da vida nacional. Estes homens fazem parte da base de apoio do governo Lula (exceto os Magalhães), e é o que há de mais podre na política nacional.

Sou de formação protestante, e aprendi desde criança que tinha que ter espírito crítico e não aceitar goela abaixo tudo que me era dito. Por isto aprendi a ler e era incentivado a ler a Bíblia e tirar as minhas próprias conclusões. Não sou obrigado a aceitar o que o meu pastor diz e posso discordar dele a qualquer momento.

Nas nossas igrejas temos as Escolas Dominicais onde as crianças aprendem sobre o amor de Deus e sobre o Livre Arbítrio que temos de escolher nossos destinos de acordo com o entendimento que adquirimos de nossa leitura bíblica.

Não nos limitamos as Escolas Dominicais, criamos muitas escolas e universidades famosas em todo o país.

Para mim o importante é que o governante eleito seja honesto, ético, honrado e que trabalhe em prol do povo e dos menos favorecidos, pois foi para isto que foi eleito, não importa que ele seja um metalúrgico ou um filósofo.

Critico o atual governo como criticava o anterior. Lutam apenas pelo poder mais nada. Estão embriagados pelo poder e querem se manter lá custe o que custar. Criam programas sociais eleitoreiros que não dignificam o homem nem promovem a inclusão social. Praticam o imoral "os fins justificam os meios", quando os fins são se locupletarem às custas do sacrifício do povo.

Mas voltando a questão do espírito crítico, Lula perdeu as eleições nas regiões onde o povo tem mais escolaridade e conseqüentemente maior espírito crítico. Não por ser um metalúrgico, mas por estar comprometido com o velho "é dando que se recebe"dos coronéis. Infelizmente nem todos no Brasil ainda adquiriram esta consciência, e a má qualidade da educação em nosso país produz professoras como aquela mencionada por Chico Hugo.

Quanto ao sistema eleitoral americano, que precisa de reformas, isto é assunto para outra ocasião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário