Comentário anônimo

Caro debatedor:

À respeito das falcatruas tucanas na era FHC, entendo que uma questão é crucial e fixa o ponto da discussão: O tucanato, em 08 anos no governo federal, privatizou 155 empresas estatais, fruto de mais de 60 anos de trabalho árduo dos brasileiros e patrimonio nacional.

Essas privatizações tucanas renderam ao governo FHC, cerca de 150 bilhões de dolares à época, sendo que a grande imprensa conservadora, deu total apoio a essa política tucana de desmonte do patrimonio e da estrutura do Estado Brasileiro, ao contrário de hoje, quando a mídia é sistematicamente contra tudo que o governo federal faça, independente do Brasil estar numa das melhores fases economicas de sua história,com 8 milhões de empregos formais criados em 5 anos-(FHC produziu 10 milhões de desempregados);reservas de 180 bilhões de dolares hoje-(FHC Brasil quebrado 3 vezes e de joelhos no FMI, pendurado com dívida de 40 bilhões de dolares- que o Lula pagou antecipado).

A cantilena repetida à exaustão pela mídia no governo FHC,era de que o patrimonio público das estatais somente davam prejuízo, era o responsável pelo déficit público e que o dinheiro da venda das estatais seria usado para pagar a dívida pública do governo federal.

Pois bem, quando FHC assumiu em 1995, a dívida pública do governo federal era de cerca de 60 bilhões de reais, e após a venda das estatais por 150 bilhões de reais,na época 01 dolar valia 01 real, e ao final do 2º mandato de FHC,a dívida pública aumentou para cerca de 600 bilhões de reais, 10 vezes mais! Onde foi parar o dinheiro das privatarias tucanas?

Outra questãozinha: quando foi privatizada, a Vale do Rio Doce valia cerca de 90 bilhões de reais e os tucanos a venderam por apenas 4,9 bilhões de reais, parte ainda financiada com dinheiro público do BNDES! Assim até eu comprava a Vale, se fosse amigo dos tucanos e do FHC!

Hoje em dia, a Vale simplesmente tem valor de mercado de cerca de 250 bilhões de dolares!,sendo a 2a maior mineradora do mundo e suas decisões estratégicas não estão mais nas mãos do governo brasileiro.

Para completar a doação do patrimonio nacional, os tucanos, no final do 2º mandato do FHC, também preparavam a privatização da Petrobrás, aliás os modernos tucanos estavam mudando o seu nome para PETROBRAX, lembram-se?

Isso somente não ocorreu devido a reação do PT e da sociedade e porque a desgraça do governo do FHC acabou antes deles cometerem mais esse crime de lesa-pátria!

Imagine hoje, com o preço do petróleo a mais de 100 doláres o barril, quanto estariamos pagando por um litro de gasolina, se a Petrobrás tivesse sido privatizada, nas mãos do capital internacional e nacional?

Na verdade eu já nem me lembro mais quando foi o último aumento do litro da gasolina no Brasil, tal a estabilidade de preços que a Petrobrás garante ao povo brasileiro.

Tem muito mais para ser dito, e com base em fatos, mas hoje paro por aqui.

Abraço aos leitores.

Um comentário: