Ainda na noite de ontem, um programa de TV argentino exibiu uma entrevista de Lula ao jornalista Joaquín Morales Solá, da emissora Todo Noticias (TN).
.
Lá pelas tantas, Lula fez um alerta sobre o possível problema da falta de gás natural: - Até 2012, vamos ter que tirar quase que da própria pele para atender as necessidades do mercado argentino, do mercado brasileiro.
.
Pouco antes disso, Lula explicou o motivos do seu pessimismo:
- A Bolívia tem muito gás, mas esse gás precisa ser explorado. E para ser explorado tem que ter investimentos, e o resultado destes investimentos não aparece no dia seguinte.
.
Segundo Lula, os investimentos para exploração de gás na Bolívia não surtirão efeito antes de 2012. Até lá, espera-se um salto na produção deles que passaria dos 45 milhões de metros cúbicos de gás para 73 milhões por dia. Leia mais em: Gás: 'até 2012, vamos ter que tirar quase da própria pele', diz Lula.
.
O Brasil consome diariamente hoje 31 milhões de metros cúbicos de gás natural boliviano. Os argentinos precisam de pouco mais de 7 milhões para atender o seu mercado. Um acordo firmado entre eles e a Bolívia, em 2006, previa o fornecimento de 7,7milhões metros cúbicos diários, o que está difícil de ser cumprido.
.
Evo Morales, presidente da Bolívia, sugeriu ao Brasil ceder parte de seu gás aos argentinos. Era o que desejava a presidente da Argentina ,Cristina Kirchner, quando recebeu Lula no último fim de semana. Foi o marido dela, Nestor Kirchner, que fez o acordo com a Bolívia em 2006, agora mal cumprido.
.
Apesar de exibida ontem à noite pelo programa de televisão 'Desde el Llano', a entrevista de Lula foi gravada no último sábado, em Buenos Aires. Antes dele se reunir com Cristina Kirchner e Evo Morales para dizer que não abrirá mão do gás boliviano em benefício dos argentinos.
.
Em compensação, Lula prometeu ajudar a Argentina com energia elétrica. E disse que um grupo de trabalho será criado para discutir o fornecimento de gás na região a longo-razo.
.
A principal investidora no setor de gás natural e petróleo na Bolíva é a Petrobrás.
.
Mais uma prova da falta de planejamento e da incompetência deste governo corrupto. A única coisa que sabem planejar é de como assaltar impunemente os cofres públicos.
.
Depois de quase seis anos no poder, não conseguiram prever que com o crescimento da economia ia ser necessário mais energia. Onde estão as fontes alternativas?
.
Apoiaram e apoiam ainda um governo boliviano incompetente, que nacionalizou a Petrobrás, doaram duas refinarias para a Bolivia. Cairam no conto do vigário de Evo Morales que vendeu o que não tinha, e tudo fica por isto mesmo.
.
O Governo disse no passado que os campos de gas do Brasil eram suficientes para atender a demanda. Mentira.
.
Além de ser o governo mais corrupto dos últimos 500 anos é também o mais mentiroso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário