O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, anunciou ontem, no Rio, as principais linhas de um programa federal para subsidiar a venda de geladeiras a famílias de baixa renda.

O objetivo é fazer com que as residências tenham eletrodomésticos antigos trocados por novos, o que resultaria em maior eficiência energética.

Num ano eleitoral, a meta do "bolsa geladeira" é ambiciosa: trocar 10 milhões de unidades.

"A principal motivação é social, mas o aspecto da economia de eletricidade também conta", disse o ministro.

Aqui no Ceara a Companhia de Energia Eletrica do Ceará (Coelce), trocou 2.500 geladeiras ( ano passado) de pessoas de baixa renda. A imprensa nem apelidou o programa de "bolsa geladeira".

O governo federal deveria era estender este programa para trocar aparelhos de ar-condicionado (antigos) por novas centrais de ar.

Criaria mais postos de trabalho e economizaria energia.

A oposição?... Que estrebuche!

4 comentários:

  1. O que precisa acabar é esta mania de achar que você sabe o que o povo precisa. Aqui em Belo Horizonte não se usa ar condicionado da mesma forma que se usa no nordeste.

    Troca de lampadas incandecentes por lampadas economicas é uma medida mais eficaz.

    O que se tem que fazer é propiciar renda para o povo, conscientizar da necessidade de economizar energia e o próprio individuo faz o que quizer. Se ele acha melhor trocar a geladeira, que troque, se ele acha melhor trocar a TV a válvula, que troque. É uma decisão dele e não do governo.

    É por isto que eu digo que o governo não trata o cidadão com dignidade. Acha que somos uns idiotas, uns carneiros que temos que ser dirigidos por eles, pois só eles sabem o que é melhor para o povo.

    São uns idiotas.

    ResponderExcluir
  2. Amigo, saiba que os programas que o governo cria são de adesão voluntária. Nimguém é obrigado a aceitar capicce? Mas, você sabe que existe deveres do cidadão ou é dos que acham só existem direitos?
    Leia o contrato social de Rosseuau para entender um pouco mais sobre a sociedade.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Briguilino concordo com você.

    O cidadão tem deveres e direitos.

    Um dos deveres do cidadão é respeitar o outro, mesmo em opiniões divergentes, ser honesto, ético, direito, tratar o seu próximo com dignidade.

    Infelizmente nossos governantes não têm praticado isto.

    Quem sabe agente manda uma cópia do Tratado Social de Russeau para o Lula?

    ResponderExcluir
  4. O problema Briguilino, é que alinha de crédito sem juros é para comprar geladeira.

    Se eu preciso trocar a minha TV a válvula, então eu não tenho crédito. Capiche?

    ResponderExcluir