Greenhalgh foi 'ponte' com Planalto, diz MP

O advogado e ex-deputado federal Luiz Eduardo Greenhalgh, do PT, era a "ponte" entre a organização criminosa montada pelo banqueiro Daniel Dantas, do Opportunity, e o governo federal. A afirmação foi feita na terça-feira pelo procurador da República Rodrigo de Grandis, que informou que Greenhalgh "fez contato com um órgão do Executivo" para tentar se informar sobre as investigações da Polícia Federal. (Não podemls nos equecer que os advogados de Daniel Dantas entraram com um pedido de abeas corpus no STF ANTES de ser preso pela PF).

De acordo com reportagem publicada nesta quarta-feira pelo jornal O Estado de S. Paulo, Greenhalgh conversou com o chefe de gabinete da Presidência, Gilberto Carvalho -- o telefonema aconteceu recentemente e o petista procurava informações sobre a investigação conduzida pelos agentes federais. O Ministério Público pediu à Justiça a prisão temporária de Greenhalgh na operação, mas ela foi negada.

O MP acredita que o ex-deputado petista fazia parte da organização criminosa, o que ele nega -- diz que apenas foi contratado como advogado criminalista de Dantas. Para o MP, contudo, ficou claro que Greenhalgh foi encarregado de descobrir detalhes da ação da PF. "Era por meio dele que Dantas contava ter acesso no governo", afirmou o procurador da República. O petista também atuaria nas estatais.

A apuração feita pela PF concluiu ainda que o Opportunity usava "pessoas influentes no meio político" para obter benefícios. Nessa categoria estão Naji Nahas, o ex-chefe da Casa Civil José Dirceu e o ministro Mangabeira Unger, dos Assuntos Estratégicos. Assim como Greenhalgh, Unger diz que só defendeu Dantas como advogado. Ele já chamou o governo Lula de "o mais corrupto de toda a história".

A participação do PT deve ficar bem esclarecida neste caso. Vamos ver se Daniel Dantas apresenta os documentos que tem. Em caso positivo, e se verdadeiros, para a moralização do Brasil, deve ser o fim do governo Lula.

3 comentários:

  1. Também espero que fique bem claro, qual é a participação do PSDB e do PFL na época das privatisações do governo anterior. E quem sabe a participação deles até hoje. Hoje no senado isto ficou óbvio como a oposição ficou mordida com a prisão desses larápios. Ou quem sabe preoculpados com o quê pode acontecer com eles. Também acho engraçado como ficaram indgnados de verem aqueles "colarinhos branquinhos" algemados. Isto é humilhante! Afinal de contas eles não são nem PRETOS, nem POBRES e muito menos PUT...

    ResponderExcluir
  2. A participação do PSDB é muito mas fina e elegante. Os secretários dos palamentares tucanos-demos não levam na cueca e nem poderiam, volume era e é muito maior. Só mesmo via paraisos-fiscais.

    ResponderExcluir
  3. Quem usou paraiso fiscal para pagar Duda Mendonça?

    O PT usa paraisos fiscais, carrega dinheiro na cueca além de usar cartões corporativos sem limites pagos com dinheiro do contribuinte.

    ResponderExcluir