Sobre o assunto acima, o leitor luks enviou o seguinte comentário:
Luks disse...
Os juizes do STF também fizeram concurso publico para ser juiz. O que mudou foi a sociedade e os tempos. Mas, a elite ainda não entendeu.
11 de Julho de 2008 15:50
Se engana o autor do comentário. Nossa Constituição Federal estabelece que:
"Art. 101 - O Superior Tribunal Federal compõe-se de onze Ministros, escolhidos dentre cidadãos com mais de trinta e cinco anos e menos de sessenta e cinco anos de idade, de notável saber jurídico e reputação ilibada.
Art. 102 - Os Ministros do Superior Tribunal Federal serão nomeados pelo Presidente da República, depois de aprovada a escolha pela Maioria absoluta do Senado Federal"
Portanto você se engana ao dizer que os juizes do STF são escolhidos por concurso público, aliás nem precisam ser juízes ou mesmo advogados.
Nelson Jobim, que foi presidente do STF, foi advogado, professor de direito, deputado federal, Ministro da Justiça de FHC e NUNCA foi juiz, nem prestou concurso para ser Ministro do STF.
A Ministra Carmén Lúcia Rocha, também era professora de Direito da UFMG antes de ser nomeada para o STF pelo presidente Lula, também NUNCA foi juiza, nem prestou concurso para ser Ministra do STF.
Portanto, os Ministros do STF não foram necessáriamente juízes e nem obtiveram o cargo por concurso público, e sim por nomeação do Presidende da República.
Isto é o que me preocupa no Brasil. As pessoas não conhecem a lei básica do país, que é a Constituição. Gostaria de saber quantos dos leitores do blog tem um exemplar da Constituição e quantos já tiveram o trabalho de ler a lei maior do Brasil. Aposto que bem poucos, se algum já fez isto.
Com base no comentário de Luks sei que certamente ele não se deu ao trabalho de ler a constituição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário