Mangabeira foi acusado por fundos de beneficiar Dantas

Enviado por Ricardo Noblat -

deu na folha de s.paulo
Procurador judicial da BrT de 2003 a 2005, ministro nega e diz que era independente
Fundos de pensão dizem que nomeação de filósofo na tele foi imposta; segundo Opportunity, definição é prerrogativa da diretoria

De Alan Gripp, Hudson Corrêa e Andréa Michael:

Os fundos de pensão de estatais que hoje controlam a BrT (Brasil Telecom) acusaram formalmente o ministro Roberto Mangabeira Unger (Assuntos Estratégicos) de "atender aos exclusivos interesses" do Opportunity, de Daniel Dantas, quando este detinha o comando da companhia.

Pelas mãos do banqueiro, Mangabeira foi nomeado em 2003 "trustee" (procurador judicial) da BrT nos EUA, cargo que ocupou até a destituição do Opportunity do comando da empresa, em 2005.

Em comunicado à CVM (Comissão de Valores Mobiliários) em 2004, a Previ (fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil) e a Petros (fundo dos funcionários da Petrobras) dizem que Mangabeira "se apresenta em público como consultor do Opportunity".

O ministro nega a acusação e diz que se pautou pela independência, o que, segundo ele, foi atestado pela CVM. "Fundos de pensão protestaram, a CVM se reuniu e convalidou o trustee. Disse que era legítimo", disse.Os fundos acusam o Opportunity de impor a nomeação de Mangabeira aos demais acionistas e da falta de informações. O banco rebate dizendo que esta é uma prerrogativa de diretoria, não cabendo consulta.

O trustee é muito mais do que um advogado da empresa. A ele é dado o poder de decidir quando e como mover ou desistir de uma ação. Trata-se de figura inexistente no direito brasileiro, e, também por isso, os fundos questionaram a nomeação de Mangabeira.

Previ e Petros dizem que o banco "resolveu unilateralmente transferir o direito absoluto sobre as ações indenizatórias propostas pela companhia para um indivíduo (Mangabeira) que, reconhecidamente, representa os interesses do atual controlador (Dantas)"

Olha aí a ligação de Lula com Dantas. Seu Ministro Mangabeira Unger é o representante dos interesses de Daniel Dantas.

Só mesmo os lulopetistas não conseguem ver uma ligação tão clara como o sol num dia de céu de brigadeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário