O silêncio de Daniel Dantas vale ouro

Enviado por Ricardo Noblat -

Nota aqui publicada, ontem, às 21h04m quando o banqueiro Daniel Dantas ainda estava preso.
"O advogado do banqueiro Daniel Dantas, Nélio Machado, voltou a dizer nesta quarta-feira que poderá buscar documentos nos Estados Unidos que comprometeriam membros do atual governo. Ele repetiu ameaça feita ontem quando Dantas foi preso pela Polícia Federal.

Para justificá-la, disse que não medirá esforços em defesa do seu cliente. E acrescentou:
- Não sou do PSDB e nem do PT. Sou advogado, defendo a ordem jurídica e as instituições.
Se defende a ordem jurídica, as instituições e conhece fatos ou documentos sobre irregularidades cometidas por autoridades, não deveria ficar na ameaça de torná-los públicos. Simplesmente deveria torná-los públicos. É o que se espera de qualquer cidadão de bem - até de advogados.
Na verdade, a ameaça não passa de chantagem.

Dada a coleção de escândalos de anos recentes, não duvido que Dantas possa dispor de documentos que deixariam em apuros membros do governo. Duvido apenas que seja capaz de divulgá-los. Eles só valem se permanecer inéditos para despertar o temor dos seus alvos.
PC Farias, tesoureiro do ex-presidente Fernando Collor de Melo, foi depor em uma CPI dizendo que revelaria tudo que sabia. Nada revelou. Waldomiro Diniz, que tentou extorquir bicheiros, está caladinho até hoje. Em compensação não foi mais importunado.

Diga-se em favor do "nosso Delúbio", como um dia Lula chamou o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, que nunca ameaçou revelar coisa alguma - e não revelou.

Marcos Valério, um dos cérebros do mensalão, um dia mandou avisar a Lula que abriria a boca se não fosse ajudado. Deve ter sido porque continua de boca fechada.

José Aparecido, ex-secretário de Controle Interno da Casa Civil da presidência da República, espalhou que o dossiê sobre despesas sigilosas do governo Fernando Henrique Cardoso fora montado por ordem da ministra Dilma Rousseff. E que diria isso na cara de deputados e senadores.

Trocou o silêncio pela impunidade. Preservou o emprego no Tribunal de Contas da União.
Não se tem notícia de que Dantas tenha alguma vez rasgado dinheiro - pelo contrário. Acumulou bastante.

O que ele sabe guardará para si. O que sabe é mais do que suficiente para que muita gente poderosa saia em seu socorro.

No governo do PT chantagem funciona. Não ouvi nenhuma autoridade, da situação ou da oposição, desafiar ao advogado de Daniel Dantas que apresente as provas que tem. O que vi foi a sua libertação e a de seus comparsas quase que imediatamente após a ameaça.

Espero que nossa imprensa, livre e democrática vá atrás, busque e publique estas provas, apesar da oposição dos lulopetistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário