Os intestinos do Brasil

Bob Fernandes

Daniel Dantas está numa sala da Superintendência da Polícia Federal em São Paulo. Seu advogado, Nélio Machado, está próximo.
Diante do banqueiro, o delegado que coordenou a operação Satiagraha, o homem que o prendeu por duas vezes em 48 horas. São 8 da noite da quinta-feira, 10 de julho.
Outros dois dos presos na operação acabam de ser libertados, habeas corpus do presidente do Supremo, Gilmar Mendes, concedido ao megainvestidor Naji Nahas e ao ex-prefeito Celso Pitta.
Daniel Dantas parece exausto, rendido, mas não deixou de ser quem é. Obcecado por tudo que foca e toca, brilhante, genial, reconhecem mesmo os mais empedernidos adversários.
O tempo, pouco tempo, dirá o quanto há de cálculo, quanto há de desabafo no que começa a despejar sobre o delegado Protógenes Queiróz. Primeiro, a senha:
- Eu vou contar tudo! Vou detonar!
Antes ainda, o delegado lhe passa um calhamaço, o relatório das investigações, o fruto de anos de investigações, e diz, na longa conversa informal:
- ...sua grande ruína foi a mídia...você perdeu muito tempo com isso, leia esse capítulo sobre a mídia e entenda porque você está preso...sua defesa começa aqui, com todo o respeito que eu tenho ao seu advogado aqui presente...
Daniel lê, atentamente.
O delegado volta à carga.
- Não continue jogando seus amigos, seus aliados contra mim, isso não vai adiantar nada, como não adiantou...
Daniel, silencioso, parece concordar. O delegado prossegue:
- Se esse jogo continuar, a cada vez serão mais dez anos de prisão... eu tenho pelo menos 5 preventivas contra você, o trabalho do juiz De Sanctis é extraordinário, não há como escapar de novos mandados...e se você insistir agora será com a família toda...serão duzentos anos de prisão...
Silêncio, Protógenes Queiroz fecha o cerco:
- ...vamos fazer um acordo, você me ajuda e eu te ajudo....
Daniel, aquele que é tido e havido como uma mente brilhante, decide. O tempo dirá se cálculo ou rendição:
- Eu vou contar tudo!
E faz jorrar, devastador:
-...vou contar tudo sobre todos. Como paguei um milhão e meio para não ser preso pela Polícia Federal em 2004...
- Um milhão e meio? À época da operação Chacal, o caso Kroll...?
Prossegue a torrente de Daniel:
- ...tudo sobre minhas relações com a política, com os partidos, com os políticos, com os candidatos, com o Congresso... tudo sobre minhas relações com a Justiça, sobre como corrompi juízes, desembargadores, sobre quem foi comprado na imprensa...
O delegado, avança:
- Vamos fazer um acordo, mas é ponto de honra você não mentir. Não abro mão dessa investigação e seus resultados, mas muito mais fundamental é contar tudo sobre a corrupção no Brasil...quero saber a quem você pagou propina no Judiciário, no Congresso, na imprensa...
Em meio à torrente, em algum momento o advogado Nélio Machado pondera:
- ...você vai estar mais seguro na cadeia do que fora, fora você correrá risco de ser morto!
Daniel Dantas, o obcecado por tudo que toca e foca, a mente brilhante, aquele que mesmo os inimigos dizem ser um gênio, despeja:
- Eu vou detonar tudo!
Tarde da sexta-feira 11 de Julho. Daniel Dantas está na Superintendência da Polícia Federal, São Paulo, onde será ouvido formalmente pelo delegado Protógenes Queiróz a partir das 15h30.
O advogado Nélio Machado informa ao reportariado que vai orientar seu cliente para nada dizer.
O tempo, pouco tempo, dirá se tudo não passou de exaustão, desabafo.
Se tudo foi só cálculo, ou, um mergulho definitivo, purificador, nos intestinos do Brasil.

Detona rabudo e mostra as provas!!!

Faz este bem ao país.

5 comentários:

  1. Não precisa dele mostrar as provas. É só dizer que o Ministério Público e a Policia Federal buscam as provas.

    Já fizeram isto com o Mensalão, com os Sanguessugas, com as Ambulâncias super faturadas, com o Caso Gautama de super faturamento nas obras do PAC etc.

    ResponderExcluir
  2. Já estou cansado de lembrar que os sanguessugas é coisa do então Ministro da Saúde, José Serra. Procure se informar melhor para saber aonde toda essa estória de superfatumento das ambulâncias começou e com quem. E quanto as obras do PAC, o governo não pode controlar todo dinheiro que esses prefeitos recebem para essas obras. Acho que todos que tiverem roubando devem ser punidos e banidos da política brasileira, e presos, é claro. Doa a quem doer. Não importa que seja petista , pmdbista, psdbista, demos, ou quer que seja. Cadeia neles!

    ResponderExcluir
  3. Não concordo. O governo tem a obrigação de controlar o dinheiro do povo nas obras do PAC. Que prefeito foi punido até hoje por conta disto?

    O governo central não pode controlar a corrupção no PAC mas podia nas ambulâncias? O caso das ambulâncias foi no governo Lula.

    Os sanguessugas também. Me lembro muito bem pois um amigo meu trabalhava numa das empresas farmacêuticas envolvidas, cujo presidente foi indiciado. Foi no governo Lula.

    Você não é sincero. Todo mundo envolvido em corrupção menos o Lula.

    ResponderExcluir
  4. Laguardia, depois de ler seus comentários sobre esta caso do Daniel Dantas lamentavel (para mim é claro)cheguei a triste conclusão que você merece o Gilmar Merda que tem no STF. Vocé é da casta (infelizmente na minha opinião. Para você deve ser um orgulho fazer parte da corja rica e poderosa. Hoje, agora, neste momento penso que chama-lo de Daniel Valente Dantas, Gilmar Mendes seria motivo de orgulho para você. Que assim seja, pelos comentários sobre o caso você merece.

    ResponderExcluir
  5. Briguilino

    Não entendi seu comentário. Sinceramente.

    Estou criticando a posição de Gilmar Mendes desde o começo. E você vem dizer ao contrário? Estranho.

    Tenho reafirmado as conclusões do delegado Protogenas de que o PT está envolvido neste caso. É proibido criticar o PT?

    É proibido criticar Lula?

    ResponderExcluir