Após crise no mercado financeiro, atribuída em grande parte à má atuação das agências de avaliação de risco, projeto de lei da UE prevê perseguição judicial ou cassação das licenças de agências de risco na Europa.
Segundo projeto de lei apresentado, em Bruxelas, a União Européia (UE) quer atuar mais decididamente que os EUA no controle de agências de avaliação de risco, responsáveis pela classificação de um país ou empresa quanto à capacidade de pagamento de seus compromissos.
A diretiva européia sobre as assim chamadas agências de rating deverá ser votada antes do final do ano. No futuro, se não respeitarem as especificações, agências de risco poderão ser processadas judicialmente ou perder sua concessão na Europa.
A UE considera de "grande responsabilidade" o papel das agências de risco na crise financeira que eclodiu nos EUA há um ano.
Segundo a UE, tais agências teriam subestimado os riscos de inadimplência das hipotecas do mercado imobiliário de alto risco norte-americano. As agências teriam avisado os investidores muito tarde.
Imagine se uma proposta dessa fosse apresentada pelo presidente Lula ou Hugo Chavez.
Nenhum comentário:
Postar um comentário