Dilma tem 66% de chances de ser eleita

Dois terços dos prefeitos que se candidataram à reeleição neste ano conseguiram garantir a permanência no cargo ainda no primeiro turno.

A taxa de recondução nesse pleito foi de 66%, enquanto em 2000 e 2004 este índice ficou em torno de 58%.

Entre os 3.357 candidatos à reeleição, 2.245 prefeitos vão permanecer no cargo, segundo dados da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

O levantamento foi feito nas 5.558 cidades que definiram o prefeito já no primeiro turno.

O estudo revelou que, a partir de 1º de janeiro, 59% dos prefeitos vão estar no 1º mandato, e 41% serão reeleitos. Essa diferença entre os dois grupos é a menor registrada até hoje. Significa que este vai ser o mandato com a maior proporção de reeleitos.

A CNM também revela que as últimas três eleições municipais vêm apresentando algumas mudanças que refletem novas conjunturas políticas e culturais no País.

O perfil dos eleitos e as escolhas dos eleitores estão refletindo novas tendências que apontam, entre outros dados, para:

a eleição de candidatos mais jovens;
o aumento progressivo do número de mulheres candidatas e eleitas;
o aumento das reeleições no País;
o crescimento de partidos médios como o PDT, PV, PC do B, PMN e PSB;
e a redução progressiva dos grandes partidos como o PMDB, PSDB, PP e DEM em números absolutos.

Para o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, o aumento da taxa de reeleição se deve à boa gestão dos prefeitos que assumiram o cargo em 2004.

“A reeleição é um voto de credibilidade para um bom gestor, é o sinal que o eleitor deseja a continuidade da administração.

O eleitor deposita a confiança de que o gestor, com mais experiência, traga mais resultados para o seu município”, disse.

A CNM também identificou que o Estado que mais reelegeu foi o Ceará, e o que menos reelegeu foi o Mato Grasso.

O partido que mais reelegeu foi o PMDB, depois o PSDB, PP e PT, ou seja, os quatro maiores partidos também foram os que mais reelegeram.

E o PIG e seus colonistas amestrados querem porque querem incultir na cabeça das pessoas que Lula e o governo federal não tem condições de eleger a sua candidata, a ministra Dilma Rousseff.

A coitados...

2 comentários:

  1. Acho que as chances dela são muito maiores. Na hora do pega pra capar o povão vai lembrar dos tempos bicudos (era Fhc) e fugir do candidato ( Serra) correndo.

    ResponderExcluir
  2. O falecido senador Jefferson Peres foi autor de dois projetos destinados a dificultar a vida do Lula: um deles acabava com a reeleição; outro, com o poder do Presidente de indicar Ministros do STF. Esses projetos tiveram irrestrito apoio da OAB e de parte da mídia. Alegavam que na reeleição havia o uso da máquina pública, como se isso não existisse com ou sem reeleição. A última eleição, porém, acaba de demonstrar as vantagens do instituto da reeleição, instituído em nível federal através de mal explicada barganha política, ou financeira, no governo FHC. Pelo exposto nesse post, “Entre os 3.357 candidatos à reeleição, 2.245 prefeitos vão permanecer no cargo, segundo dados da Confederação Nacional dos Municípios (CNM)”. Ainda segundo esse post, a CNM afirma que “A reeleição é um voto de credibilidade para um bom gestor, é o sinal que o eleitor deseja a continuidade da administração. O eleitor deposita a confiança de que o gestor, com mais experiência, traga mais resultados para o seu município”. E agora, o que nos dirá a OAB que aprovava o fim da reeleição?

    ResponderExcluir