Os CEOs não são confiavéis

Em 24 de julho de 2002. Trechos do artigo de Warren Buffett, no New York Times, traduzido e publicado no UOL!

1. Há atualmente uma crise de confiança em torno dos balanços e ganhos das empresas: da credibilidade dos CEOs. E ela é justificada. Eu estou falando sobre os métodos contábeis legais, porém impróprios, usados pelos CEOs para inflar os ganhos declarados.

2. As maquiagens mais flagrantes ocorrem na contabilidade das opções de ações e na suposição de rentabilidade dos fundos de pensão. Não é surpresa que muitos CEOs optem por previsões que sejam altamente otimistas, mesmo que seus ativos de fundos de pensão apresentem uma performance medíocre.

3. Um pecado ainda maior tem sido a contabilidade das opções de ações. As opções são um custo enorme para muitas empresas e um benefício imenso para os executivos. O próprio Senado é o principal responsável pelas empresas serem capazes de não declarar as opções de ações como despesas.

4. No interesse dos acionistas, e do país, os executivos-chefes deveriam ordenar já para seus departamentos de contabilidade que deixem de declarar rendas ilusórias dos fundos de pensão e comecem a declarar todos os custos compensatórios.

Não acredito que isso possa ocorrer na iniciativa privada. Estas coisas quem faz é o Estado que vive de corromper as pessoas...Não é mesmo tucademos, piguistas e liberais de araque?

E para provar que isso é mentira basta conferir a data que o artigo foi escrito - 24 de Julho de 2002 -, Lula nem tinha tomado posse ainda e a corrupção nasceu no dia 01 de Janeiro de 2003.

Não foi mesmo paladinos da moral e étitica?

Nenhum comentário:

Postar um comentário